A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUV-Rio)  lançará o Emprega JUV, programa de empregabilidade e capacitação para jovens de 14 a 29 anos.
A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUV-Rio) lançará o Emprega JUV, programa de empregabilidade e capacitação para jovens de 14 a 29 anos.Arquivo/Prefeitura do Rio
Por O Dia
A distinção de premiações entre homens e mulheres em eventos esportivos na cidade nos quais sejam utilizados recursos do município não mais será permitida. Por meio de um decreto, a prefeitura proíbe tal diferenciação nas competições organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes (Smel), que será responsável pela fiscalização e eventuais punições.
A igualdade é uma reivindicação antiga. Muitas competições oferecem valores mais altos para os homens, o que normalmente gera mal-estar e críticas por parte das atletas. A disparidade vinha chamando atenção nos últimos anos.
Publicidade
O descumprimento desta nova norma pode ser denunciado por qualquer pessoa. Há três penalidades previstas: advertência, com notificação para fazer a correção, antes do evento; devolução, em dez dias, do valor dos recursos públicos, sob pena de inscrição em Dívida Ativa; e proibição de realizar outra competição em parceria com a prefeitura por até um ano.
Fabi Alvim, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei e bicampeã olímpica, comemorou a iniciativa. "É uma medida superimportante na busca por igualdade. Isso deveria acontecer de forma orgânica."
Publicidade
Outro destaque, Fernanda Keller, triatleta com o maior número de títulos e recordes no Ironman, fez coro à Fabi.
"Graças a Deus, eu ajudei a vencer essa batalha no triathlon faz tempo. Desde os anos 80 e 90, me recusava a participar de provas em que a premiação masculina e feminina fosse diferente e obrigava os organizadores a respeitarem a categoria feminina."
Publicidade