Liminar garante retorno das atividades presenciais nas escolas públicas e particulares
Liminar garante retorno das atividades presenciais nas escolas públicas e particularesImagem Internet
Por O Dia
Rio - A Justiça do Rio, por intermédio do Plantão Judiciário, acatou o recurso da Prefeitura do Rio e decidiu liberar o retorno das aulas presenciais nas creches e escolas públicas e particulares, dentro da flexibilização das medidas contra a covid-19. Confira como ficou o planejamento das atividades escolares em outros municípios da Região Metropolitana.
A Prefeitura de Nova Iguaçu informou as aulas estão ocorrendo somente de forma remota e que só voltaram a ser presenciais quando todos os profissionais da educação estiverem vacinados contra a covid-19.
Publicidade
"A Secretaria Municipal de Educação distribuiu aos alunos da rede apostilas próprias e também livros doados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Pais e responsáveis que ainda não retiraram o material disponibilizado podem buscá-lo nas escolas às terças e quintas-feiras", pediu.
Em Nilópolis, o município disse que deve se adequar a várias medidas de segurança para conter o avanço da covid-19 na cidade. Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está liberada para elaborar um plano de retomada das escolas presenciais, respeitando a taxa de ocupação de 25%. Nos colégios particulares, a reabertura das salas de aula aconteceu nesta segunda-feira com 25% da taxa de ocupação.

Na rede municipal, nesta semana as aulas continuam a ser remotas, com uso da plataforma Educa Nilópolis, atividades por WhatsApp e apostilas.
Publicidade
Em Duque de Caxias as aulas na rede pública de ensino começaram no dia 8 de fevereiro. A prefeitura esclarece que as atividades estão acontecendo de forma presencial e seguindo todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus.
A Prefeitura de São Gonçalo afirmou que as escolas públicas e privadas seguem com aulas remotas e que no fim dessa semana, a situação será reavaliada.
Publicidade
Em Niterói, a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação informaram que as aulas da rede municipal serão realizadas em formato remoto (online) nesta próxima semana, entre os dias 5 e 10 de abril (sábado letivo). O ensino remoto inclui aulas gravadas e ao vivo, vídeo, chat e o uso dos cadernos pedagógicos, disponíveis no Portal Educacional.

As escolas municipais estão passando por sanitização e reorganização de seus espaços de acordo com os protocolos sanitários para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Segundo a prefeitura, o decreto que prorrogou a pausa emergencial contra a covid-19 até 11 de abril permite a realização de aulas na modalidade remota, virtual, à distância ou online. "O decreto também permite a reabertura das escolas da Educação Infantil a partir do dia 5 de abril e do Ensino Fundamental a partir do dia 12, nas redes pública e particular, mas não determina a retomada de aulas presenciais nestas datas". 
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disse que o município optou pelas aulas exclusivamente remotas, sendo o retorno presencial dependente da redução da bandeira de roxa para ao menos laranja, o que ainda não tem data para acontecer.
Publicidade
A Prefeitura de Belford Roxo informa que, por enquanto, as aulas estão sendo remotas. A previsão é que as aulas presenciais voltem no dia 12 de abril. No retorno, as escolas seguirão um protocolo de saúde onde se destacam as seguintes medidas: distanciamento de 1 metro e meio de uma mesa da sala de aula para outra; álcool em gel na entrada; limpeza e higienização das salas na troca de turnos; e aferição de temperatura de alunos e funcionários. O uso de máscaras para alunos e funcionários será obrigatório quando estiverem na escola. Quem apresentar qualquer sintoma da covid-19 será encaminhado a uma unidade de Saúde do município

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que as aulas serão híbridas e cada sala terá capacidade para 50% de alunos. O funcionamento será da seguinte forma: uma turma com 40 alunos, por exemplo, no horário de 7h às 11h, terá metade dos estudantes na sala de 7h às 9h. Eles saem para que o restante dos alunos entre às 9h15 e saia às 11h. As duas horas que faltam para cada grupo serão compensadas com aulas online e material didático impresso.

Inicialmente, os primeiros alunos neste sistema serão os da educação infantil (3, 4 e 5 anos), primeiro, segundo e terceiro anos, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir do dia 27, o sistema será para todos os alunos da rede.
*Assim que outros municípios anunciarem como ficarão o retorno das aulas, serão incluídos aqui.