Seop chegou aos eventos após varredura nas redes sociais e por meio de denúncias
Seop chegou aos eventos após varredura nas redes sociais e por meio de denúncias Divulgação/Secretaria Municipal de Ordem Pública
Por O Dia
Rio - Agentes da prefeitura do Rio interromperam quatro eventos irregulares entre a tarde deste sábado (10) e a madrugada de domingo (11). As festas aconteceram em Bento Ribeiro, na Zona Norte, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, no Centro do Rio e em Botafogo, na Zona Sul. Todos os estabelecimentos foram multados e interditados pelas equipes de fiscalização.

Na madrugada deste domingo, os agentes foram acionados para um evento clandestino na Rua Boiacá, em Bento Ribeiro. No local, a equipe flagrou cerca de 120 pessoas, entre adolescentes, que estavam aglomerados e não usavam máscaras. A casa de festas foi esvaziada e um aparelho de som foi apreendido. O organizador da festa foi multado pela Vigilância Sanitária.

Também na madrugada de hoje, equipes interromperam uma festa em um bar na Avenida das Américas, no Recreio. As equipes encontraram os acessos fechados com plásticos e as luzes apagadas, simulando que o local estava fechado. Quando conseguiram entrar no espaço, encontraram cerca de 50 pessoas reunidas. O responsável foi multado.

No início da noite, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) interrompeu um evento com cerca de 70 pessoas, na Rua Buenos Aires, no Centro. As pessoas estavam em local fechado, aglomeradas e a maioria não usava máscara de proteção facial. O estabelecimento foi multado por infração de medida sanitária e o equipamento de som foi apreendido.

Em Botafogo, na tarde de sábado, agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) foram acionados para encerrar um evento que acontecia em uma sauna na Rua Dezenove de Fevereiro. Havia mais de 70 pessoas aglomeradas no imóvel. O equipamento de som foi apreendido dando fim à festa. O responsável foi multado por violação de medida sanitária. O estabelecimento foi interditado após ser esvaziado pela fiscalização.

Mapeamento

De acordo com a Seop, todos os eventos clandestinos foram mapeados pelo setor de inteligência da secretaria, após varredura nas redes sociais e também por meio de denúncias enviadas por cidadãos.

Ainda no sábado, a Subsecretaria de Operações da Seop atendeu cinco chamados com denúncias de eventos clandestinos em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Um bar foi interditado na Estrada do Campinho por funcionamento irregular, mas não foram encontradas festas clandestinas ou aglomerações no bairro.

No segundo dia fiscalização das novas medidas, entre o sábado (10) e a madrugada deste domingo, a prefeitura do Rio registrou 1.825 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias.
No período, foram aplicadas 60 multas a bares, restaurantes e ambulantes e 39 estabelecimentos foram fechados. Desde sexta-feira (9), as equipes de fiscalização já registraram 2.596 autuações, com 105 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes e 65 estabelecimentos fechados

Os comboios de fiscalização formados por agentes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar atuaram em diversos pontos da cidade, entre eles a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Botafogo, Pechincha, Campo Grande, Taquara, Copacabana, Ipanema, Vista Alegre, Vila Valqueire, Jacarepaguá, entre outros.

Forças-tarefa da Guarda Municipal realizaram rondas em pontos do Centro do Rio, Leblon, Padre Miguel, Urca, Vidigal, Tijuca, Vila Isabel, entre outros, com objetivo de coibir aglomerações e atender denúncias enviadas por cidadãos. Além disso, os guardas percorrem toda a orla do Rio para verificar o cumprimento da medida que proíbe a permanência de pessoas na areia das praias.

As rondas são realizadas do Leme ao Pontal, incluindo as praias do Flamengo, Botafogo, Urca, Prainha, Grumari, Barra de Guaratiba e Ilha do Governador. Pessoas flagradas na areia são orientadas pelos agentes.