Rio de Janeiro 21/04/2021 - A nova fase do ensino presencial na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro começou nesta quarta-feira, com mais 301 escolas e novos anos letivos - 3º ano, 4º ano, 5º ano e 6º Ano Carioca. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia
Rio de Janeiro 21/04/2021 - A nova fase do ensino presencial na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro começou nesta quarta-feira, com mais 301 escolas e novos anos letivos - 3º ano, 4º ano, 5º ano e 6º Ano Carioca. Foto: Luciano Belford/Agencia O DiaLuciano Belford
Por Jorge Costa*
Rio - O movimento de alunos foi tímido no primeiro dia da nova fase de volta às aulas presenciais na rede municipal do Rio, na manhã desta quarta (21). O secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, visitou a escola municipal José Linhares, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, para acompanhar o retorno dos estudantes e afirmou que a nova etapa está sendo feita conforme todos os protocolos de segurança, garantindo a proteção das crianças e profissionais da educação. A partir desta quarta serão reabertas 301 unidades. Na quinta, mais 63 (confira no fim da matéria a lista de escolas que reabrem na quinta-feira).
A nova fase das voltas às aulas presenciais contempla alunos do 3° até o 6° ano a partir desta quarta-feira (21). A expectativa é que 33 mil alunos voltem às escolas do município neste primeiro dia, mas o retorno ficará disponível para até 288 mil estudantes, caso todos decidam aderir. No total, 783 unidades da rede municipal retornarão às aulas na capital. De acordo com o secretário Renan Ferreirinha, o retorno é optativo e as famílias terão liberdade para escolher se preferem continuar com o ensino remoto ou presencial.
Publicidade
"O retorno é facultativo às famílias, estamos fazendo o ensino remoto com muita aderência, existem três modalidades a distância disponíveis: pela TV, com 10 horas de programação; temos o aplicativo Rioeduca em Casa, que não gasta dados dos estudantes e o material escolar impresso", disse.

Para Lindaura Oliveira, mãe do pequeno Bernardo, de seis anos, o retorno presencial será uma opção melhor para o aprendizado de seu filho. "Na escola é melhor para ele porque em casa é diferente, ele acha que sabe mais e não me deixa ensinar. Com a professora ele vai prestar atenção e vai gostar mais de estudar", comentou.

A coordenadora da escola municipal José Linhares, Simone Doria, afirmou que a escola está seguindo todos os protocolos de segurança e afirmou estar otimista com o retorno. "Quem trabalha com educação tem que ter a positividade. Sabemos que a covid-19 é uma incógnita, mas estou feliz. Os pais têm vindo à escola e aqui até o momento ninguém foi contaminado", disse.
Publicidade
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe) divulgou na última segunda-feira (19) um relatório com denúncias sobre a situação de 62 escolas. Algumas delas estavam com problemas nas estruturas físicas, enquanto outras tiveram o registro de casos suspeitos de covid-19 em profissionais da educação. A entidade defende que as aulas sejam mantidas apenas de forma remota.

Perguntado pelo DIA sobre o relatório, Ferreirinha disse que mantém um diálogo construtivo com diferentes grupos e que a decisão de retorno foi feita a partir de critérios científicos. O secretário reforçou que em casos de problemas nas unidades, denúncias podem ser feitas para a SME pelo número 1746.

"Desde o começo da nossa gestão temos um diálogo com diferentes grupos, conselhos, e temos inúmeras convergências e divergências. Reforço que o protocolo sanitário tem respaldo e dá total segurança ao retorno presencial. Se tivermos que fechar as escolas faremos isso, mas temos uma prioridade, a educação deve ser a última fechada e a primeira a ser aberta", concluiu.
Abrem nesta quinta-feira, dia 22:
CIEP 1º DE MAIO
CIEP ANTONIO CANDEIA FILHO
CIEP DR. NELSON HUNGRIA
CIEP GENERAL AUGUSTO CESAR SANDINO
CIEP MAESTRO HEITOR VILLA LOBOS
CIEP OSWALD DE ANDRADE
CIEP ROBERTO MORENA
CIEP RUBENS GOMES
CIEP ZUMBI DOS PALMARES
CM AMANHECER DE LUZ
CM CHAVE DO TAMANHO
CM EDNA LOTTE
CM ESTRELA DALVA
CM JARDIM DOS VIEIRAS
CM OS SABIDINHOS
CM SANTA TEREZINHA
CM SEMPRE VIDA PARQUE DE SANTA CRUZ
CM VOVÓ BENTA
CM YARA AMARAL
CM ZACARIAS - O TRAPALHÃO
EDI ALCEBÍADES FRANCISCO ROSA
EDI ALFREDO FERNANDO VAZ GUIMARÃES JÚNIOR
EDI AMARELINHO
EDI CESARINHO
EDI ELIZABETH PAPERA
EDI FROTA PESSOA
EDI GEÓGRAFO AZIZ AB' SABER
EDI GOUVEIAS
EDI GUANDU (1019816)
EDI JOSÉ DE SOUZA RAMOS
EDI LARISSA DOS SANTOS ATANAZIO
EDI MARCOS FLAMÍNIO PORTUGAL PINTO
EDI MARIA EUGENIA CANELHAS
EDI MEDALHISTA PARALÍMPICO RICARDO COSTA DE OLIVEIRA
EDI NEUSA MARIA GOULART BRIZOLA
EDI PROFESSOR RUBEM GONÇALVES
EDI PROFESSORA ANNA MARIA JESUS CONCEICAO
EDI PROFESSORA DANIELE SIMÕES DE SOUZA LOPES
EDI PROFESSORA GRACÍLIA ROSA DE BELÉM MAYOR
EDI PROFESSORA KRISTINA ROMOLO KIFFER
EDI PROFESSORA LILIA CHAVES DA COSTA
EDI PROFESSORA LUZIA MARIA MOREIRA DO NASCIMENTO
EDI PROFESSORA MARIA LUIZA JOBIM DE QUEIROZ
EDI PROFESSORA ROSEANE VASCONCELOS
EDI PROFESSORA ROSELE NICOLAU JORGE COUTINHO
EDI RENÉE BISCAIA RAPOSO
EDI SÃO FERNANDO
EDI THAMIRIS DE ANDRADE DA SILVA SANTOS
EM ÁLVARO MOREIRA
EM BELMIRO MEDEIROS
EM EUCLIDES DA CUNHA
EM EUCLIDES ROXO
EM FELIPE CAMARÃO
EM GENERAL GOMES CARNEIRO
EM JAPÃO
EM MARIO PIRAGIBE
EM NELSON ROMERO
EM NESTOR VICTOR
EM PROFESSOR ÁLVARO ESPINHEIRA
EM PROFESSOR JOÃO GUALBERTO JORGE DO AMARAL
EM PROFESSORA FLÁVIA DOS SANTOS SOARES
EM ROTARY CLUB
EM VERA LUCIA CHAVES DA COSTA
Publicidade
*Estagiário, sob supervisão de Yuri Eiras