Motoristas terão 30 dias para sanar irregularidades de fiscalização do Detran-RJ
Motoristas terão 30 dias para sanar irregularidades de fiscalização do Detran-RJ Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quinta-feira (06), a realização de blitz da Polícia Militar, em qualquer tipo de veículo de transporte, inclusive motocicletas, motonetas e ciclomotores. O projeto de lei 3.645/21, do deputado Rodrigo Amorim (PSL) seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
O projeto também autoriza a polícia a apreender os veículos na falta de comprovação de propriedade e de emplacamento. No entanto, a PMERJ não pode realizar blitzes para inspeção veicular, prerrogativa exclusiva dos agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ).

"Vários crimes de roubos em via pública, homicídios e tráfico de drogas são cometidos com motocicletas, na maioria das vezes irregulares", justificou Amorim. "Não se pode permitir que esses condutores que trafegam irregularmente não possam ter seus veículos abordados e apreendidos", completou

Inspeção veicular

O projeto também altera a Lei 8.269/18, que passou a permitir a autodeclaração em substituição à vistoria anual presencial de veículos pelo Detran-RJ. Segundo o novo texto, constatada infração de trânsito que não seja possível de ser resolvida no local durante a fiscalização em blitzes, o agente do Detran-RJ responsável pela operação deverá lavrar a infração e proceder o recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) do veículo.
Publicidade
Os motoristas, então, terão um prazo de até 30 dias para apresentar o automóvel nos postos do Detran-RJ com as irregularidades sanadas.