Momento do roubo ao ponto de ônibus.
Momento do roubo ao ponto de ônibus.Divulgação
Por O Dia
Rio - Depois de roubarem até os assentos de coletivos, criminosos resolveram também furtar um ponto de ônibus. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira, por volta de 1h da manhã, no bairro Riachuelo, na Zona Norte do Rio.

Imagens mostram o momento em que dois homens aparecem retirando uma barra de ferro do painel de propaganda do ponto de ônibus na Rua 24 de maio. De acordo com moradores, o material seria vendido em um ferro velho do bairro.

Nesta semana, o Rio Ônibus divulgou uma nota falando sobre os prejuízos causados pela ação de vândalos na Zona Norte e incluiu também os recentes furtos a assentos dos coletivos. O sindicato que representa as empresas de ônibus apura se os assentos estão sendo revendidos e quem seriam seus receptadores.
"Apenas nos últimos 12 dias, a empresa Viação Novacap [que teve os assentos furtados] desembolsou mais de R$4 mil para repor os 23 assentos roubados. De acordo com o Rio Ônibus, os consórcios têm prejuízos mensais médios de R$360 mil em reparos a ações de vandalismo", dizia a nota da Rio ônibus.
Publicidade
Em nota, a Assessoria de Polícia Militar informou que o policiamento segue sendo aplicado na região, com a realização de abordagens, checagem de documentos e prisões em flagrante por parte de nossas equipes. "Vale ressaltar que os crimes de dano, furto e roubo a equipamentos urbanos e ao patrimônio (fios e cabos elétricos, placas, portões etc) são combatidos, porém são muitas vezes cometidos por indivíduos em situação de vulnerabilidade e sem paradeiro fixo, o que torna o flagrante fundamental para que se caracterize o crime. Os delitos dessa espécie podem ser considerados como crimes de oportunidade, ou seja, o agente criminoso espera uma brecha para agir após observar seu alvo. Assim, o combate a estas modalidades, em muitas situações, extrapola o policiamento ostensivo. Cabe mencionar ainda que tais crimes demandam atividade investigativa para que os envolvidos sejam identificados e presos, tanto aqueles que praticam os delitos quanto os receptadores do material", dizia a nota da PM.