Número de procuradas chega a 31, um dos maiores desde que o serviço foi criadoDivulgação/Disque Denúncia

Por O Dia
Rio - O número de mulheres procuradas pela Justiça cresce novamente no Rio de Janeiro. Os dados são do Portal dos Procurados que mostram que o número de foragidas no site chegou a 31, um dos maiores desde que o serviço foi criado.

“Com o passar do tempo, durante as buscas de alguns criminosos, observamos a presença de mulheres envolvidas com os mais diversos crimes. Daí, passamos a buscar com as autoridades mandados de prisão e informações sobre elas”, disse Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia.

Entre as procuradas estão mulheres acusadas de assassinato, roubo, tráfico e estelionato. A traficante Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, a Hello Kitty, de 22 anos é uma das mais procuradas atuando como braço-direito do chefe do tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, o criminoso Rabicó.


Richele da Silva Neres, conhecida como Chefona, de 44 anos e Amanda Oliveira de Almeida, Chefinha, de 23, respectivamente, mãe e mulher do traficante Charlinho do Lixão, morto em confronto com a Polícia em 2019, também ocupam a lista.

Uma das principais traficantes do Morro dos Prazeres, Brulaine Silva dos Santos, a Brulaine dos Prazeres, de 28 anos, é conhecida como a “filha” do traficante Marcos Antônio Firmino da Silva, o My Thor. Ele foi preso por sua suposta ligação com o chefe do tráfico da localidade.

Luana Rosa de Araújo, a Madrinha da Cidade Alta e Parque Paulista, de 25 anos é uma das principais traficantes da quadrilha do criminoso Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão. Ele é chefe do tráfico de drogas do Complexo de Israel, em Cordovil e Parada de Lucas.

Lunara da Silva Farias, a Naná do Caju, de 26 anos é uma das acusadas pelo homicídio de Hellen Alves de Oliveira, em 2018. Os envolvidos no crime sequestraram, mataram a pauladas, esquartejaram, queimaram o corpo e enterraram os restos mortais da vítima. Segundo o Portal dos Procurados, a mulher foi executada por ter postado em rede social uma mensagem se posicionando contra o tráfico de drogas na região do Complexo do Caju.

Gilmara Aparecida Ramos de Jesus, 33 anos. Com passagens pelo Sistema Penitenciário entre 2004 e 2012, ela foi presa em outubro de 2009, após roubar e esfaquear uma turista polonesa, de 41 anos, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. Em outubro de 2012, ela ganhou liberdade, e atualmente age no Centro do Rio e em diversos bairros da Zona Sul, como Gávea e Jardim Botânico. Em sua ficha criminal constam diversas anotações criminais como: roubo a turista, porte de droga e consumo próprio, receptação e roubo.

Ainda de acordo com o Portal, até o ano de 2009, não constavam mulheres no programa. Dez anos depois, em dezembro de 2019, 40 tinham perfis divulgados na plataforma, todas com recompensas por suas capturas. Desses 40, nove foram presas ou tiveram seus mandados revogados.

A presa mais recente foi a traficante Sandra Helena Ferreira Gabriel, a Sandra Sapatão. Uma das maiores traficantes do Rio do Janeiro, e era ligada ao tráfico de drogas do Jacarezinho. Ela foi presa em maio, em Saquarema.

Ao todo são 606 criminosos no site dos procurados, sendo 468 homens e 31 mulheres procuradas, 107 já capturados. Todos possuem mandados de prisão expedidos pela Justiça.