SuperViaEstefan Radovicz

Por O Dia
Rio - O Tribunal de Justiça do Rio aceitou, nesta sexta-feira, o pedido da SuperVia de recuperação judicial. A concessionária afirma que, por causa da pandemia do novo coronavírus, a arrecadação da empresa diminuiu R$ 472 milhões entre março e junho de 2021.  
A decisão da 6ª Vara Empresarial do Rio determinou a suspensão de todas as ações ou execuções contra a SuperVia e a apresentação de demonstrativos de gastos mensalmente durante todo o processo de recuperação judicial. Além disso, dispensou a apresentação de certidões negativas para que a SuperVia exerça as atividades e pediu a apresentação da relação de contratados em até dez dias.
Publicidade
Também pediu que os Ministério Público e das Fazendas Públicas federal e do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de todos os outros devedores, sejam intimados para que a Justiça saiba quanto a concessionária está devendo. A Justiça demandou que seja expedido um edital para que todos tenham conhecimento de informações da empresa. 
Com isso, foi nomeada a pessoa jurídica E. Ferreira Gomes Advogados para gerenciar os bens da concessionária de trens que abastece o Rio. O Plano de Recuperação deve ser apresentado em até 60 da publicação da decisão. 
Publicidade
Pedido de Recuperação Judicial
Na segunda-feira, a SuperVia entrou com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. As dívidas da empresa somam aproximadamente R$ 1,2 bilhão, grande parte dela acumulada para pagar o custo da operação deficitária durante a pandemia, informou a concessionária.
Publicidade
Segundo a SuperVia, o objetivo é preservar a prestação de serviço aos milhares de passageiros de trens da Região Metropolitana da cidade e iniciar um novo ciclo de negociação junto aos credores e ao Poder Concedente (Governo do Estado do Rio de Janeiro) a fim de superar a atual crise financeira pela qual está passando.