Operação mira quadrilha responsável por fraude em bombas de combustíveis Reprodução

Por O Dia
Rio - Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram na manhã desta terça-feira (29) a operação 'Fraude na Bomba', para cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresários investigados na instalação de microchips em bombas de combustíveis para fraudar a venda em postos de gasolina.
Um dos investigados é um empresário conhecido pelos apelidos de '71' ou 'Rei do Chip', em referência ao esquema de fraude. Além dele, a polícia também aponta o filho como integrante do grupo que mantém sociedade em uma empresa de informática especializada na fabricação e instalação de chips para adulterar bombas de combustível.
Publicidade
"Com a instalação desses chips em bombas de combustível, os veículos deixam de abastecer em média entre 7% e 15% do valor mostrado que realmente é pago pelos consumidores, aumentando não só o lucro do posto, mas também praticando outros crimes como de sonegação fiscal e crime contra as relações de consumo", explica a Polícia Civil.
A polícia diz que o grupo aproveitou o esquema de fraude para obter lucros, compras de carros de luxo e até entrar para o ramo de postos de combustíveis. Pelos menos três postos eram administrados por eles em Irajá, Resende e Angra dos Reis. Somente um dos postos foi negociado pelo valor de R$1,8 milhão.
Publicidade
De acordo com o delegado André Rosa Leiras, titular da DDSD, a primeira fase da operação foi realizada para apreensão de materiais que colaborem no prosseguimento das investigações. 
"As investigações identificaram todo o esquema fraudulento, mas a gente precisa chegar na raiz dessa quadrilha. A partir dessas apreensões de celulares, computadores e documentos, a gente vai tentar identificar que fabrica esses chips. O principal objetivo é chegar nessas pessoas", explicou.
Publicidade
Os materiais apreendidos foram apresentados na Cidade da Polícia e serão submetidos a perícia.