Manifestam fazem ato contra governo Bolsonaro, no Centro do Rio Estefan Radovicz

Por Thuany Dossares
Rio - Manifestantes foram às ruas em diversos estados do Brasil, neste sábado, para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No Rio de Janeiro, o ato começou às 10h com concentração na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, na altura do Monumento a Zumbi dos Palmares, e terminou na Candelária, pouco antes das 14h.
Publicidade
Inicialmente, a manifestação estava prevista para o próximo dia 24, mas foi antecipada depois da denúncia de propina durante a negociação da compra de vacinas Covaxin, contra covid-19. No último dia 29, o representante da Davati Medical Supply, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, afirmou ter recebido pedido de propina de US$ 1 por dose da vacina AstraZeneca, vendida pela Davati, do diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, em troca da assinatura no contrato.
Publicidade
"Enquanto o mundo inteiro está se vacinando, a gente assiste que nossas vidas estão sendo rifadas por um dólar, que vacinas estão sendo rejeitadas em troca de outras que possuem esquema de corrupção dentro do governo. Acredito que a luta hoje é pela vacina, pela retomada do Brasil para o interesse dos brasileiros e não para meia dúzia de corruptos que dentro do Ministério da Saúde que vendem a vida dos brasileiros por um dólar", desabafou o arquiteto Juan Andrade, de 29 anos. 
Movimentos populares de esquerda e partidos políticos como PT, PSOL e PDT organizaram o protesto, que foi aderido por milhares de brasileiros. 
Publicidade
Para Andrade, ir às ruas neste sábado foi um ato de coragem para pedir um basta. 
Publicidade
"Estar nas ruas no dia de hoje é um ato de coragem para muitas pessoas que estão se prevenindo e se resguardando contra o vírus, é lutar contra um mal que ainda é maior do que o próprio vírus. Os brasileiros estão morrendo pelo vírus, pela falta de assistência, pela falta de políticas públicas, pelo desmonte do estado", disse.
Aos gritos de "Fora Bolsonaro", os populares iniciaram às 11h10 a caminhada pela Avenida Presidente Vargas, do Monumento a Zumbi dos Palmares em direção a Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Os manifestantes também carregavam diversas faixas e cartazes pedindo vacina e o impeachment do presidente. 
Manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro no Centro do Rio - ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA
Manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro no Centro do RioESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA

Publicidade
"Acho que está claro e evidente que a gente tem que tirar esse insano desse genocida do poder. Então, no que depender de mim, eu vou em todas as manifestações para protestar e tirar esse louco da Presidência da República. Fora Bolsonaro", afirmou. 
A Polícia Militar informou que equipes do 4ºBPM (São Cristóvão) e 5ºBPM (Praça da Harmonia) acompanharam manifestação popular que aconteceu no Centro da Cidade. Entretanto, a corporação não divulgou a estimativa do público presente.
Publicidade
O último ato contra o governo Bolsonaro aconteceu no dia 19 de junho.