Aparelhos de ar condicionado são alvos de criminososReprodução

Por O Dia
Rio - Pais de alunos da escola Getúlio Vargas, em Bangu, na Zona Oeste do Rio denunciam casos constantes de furtos na unidade. Segundo a denúncia, criminosos vem furtando uma série de equipamentos como cabos, fios, refletores, canos de alumínio e até mesmo as câmeras de seguranças.

“Toda semana tem um roubo. A unidade escolar sofreu o décimo furto na semana passada”, disse uma mãe de aluno em uma publicação.


A Secretaria Municipal de Educação disse que questões como furtos são de responsabilidade dos setores de Segurança Pública e por isso, a direção da escola registrou boletim de ocorrência sobre o furto de fios dos aparelhos de ar condicionado, localizados nas instalações da parte externa do prédio. A pasta também destacou que as aulas em momento algum precisaram ser suspensas desde que o atendimento presencial foi retomado, no dia 11 de maio. Ainda segundo a SME, quatro casos de furto foram registrados este ano.

A Polícia Militar diz que grande parte dos crimes de furto são praticados por pessoas em situação de vulnerabilidade e que constantemente voltam a cometer o crime por conta da sensação de impunidade.

“Os conduzidos são postos em liberdade logo após as Audiências de Custódia, tornando assim a reincidência dos crimes linear diante da certeza de impunidade”, disse.

A corporação também disse que foi acionada no último domingo para verificar uma ocorrência de furto de cobre na Avenida Santa Cruz, região onde fica a unidade escolar. No entanto, apesar de terem realizado buscas no local, os criminosos não foram encontrados.

“Cabe mencionar que tais crimes demandam atividade investigativa para que os envolvidos sejam identificados e presos, tanto aqueles que praticam os delitos quanto, e principalmente, os receptadores do material”, disse a PM.