Arquivo - Alexandre ChieppeEstefan Radovicz / Agência O Dia
"Na verdade, estamos vendo uma pequena amostragem, que é o quantitativo de casos que hoje temos no Rio de Janeiro. Certamente esse número é maior. Hoje a variante Delta já é a segunda variante mais predominante no Rio, atrás somente da P.1, de Manaus", afirmou Chieppe. As informações são do programa RJ1, da TV Globo.
O secretário estadual de Saúde do Rio orientou a população a não se atrasar para receber a segunda dose da vacina. Todos os imunizantes disponíveis são eficazes, mas a proteção contra a variante Delta aumenta consideravelmente após a segunda aplicação.
"É importante deixar muito claro que as vacinas disponíveis no Brasil são comprovadamente eficazes contra a variante Delta, principalmente depois da segunda dose, então é importante que as pessoas retornem para tomar a sua segunda dose da vacina, e assim, ficar protegido contra todas essas variantes presentes no mundo", afirmou.
Variante Delta presente em pelo menos 13 municípios
A variante Delta já está presente em pelo menos 13 municípios do Rio de Janeiro (confira a lista ao final da reportagem). Alexandre Chieppe explicou que os sintomas da nova cepa são semelhantes às anteriores, que lembram a infecção por gripe. Ele orientou a população fluminense que, caso tenha alguma suspeita de estar contaminado, faça o teste para a covid-19.
"É importante que as pessoas testem para poder identificar não qual é a variante que está causando, mas saber se é portador ou não do coronavírus para que as medidas de distanciamento possam ser intensificadas", explicou Chieppe.
Confira os municípios com casos registrados da nova variante:
São João de Meriti (17)
Nova Iguaçu (11)
Mesquita (7)
Duque de Caxias (5)
Japeri (4)
Seropédica (4)
Maricá (3)
Queimados (3)
Campos dos Goytacazes (1)
Itaboraí (1)
Itaguaí (1)
Niterói (1)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.