Arquivo - Todos os taxistas devem conter o selo de segurança e identificação do Ipem-RJReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Fiscais do Ipem-RJ adesivaram 458 selos de segurança para identificação de táxis em um ônibus itinerante do órgão na Praça do Leme, na segunda (19), dando continuidade à entrega do selo: “Ande de Táxi Legal”, que tem como objetivo dificultar a ação de veículos piratas realizando o serviço no estado. Das 33 mil unidades que operam em todo o território fluminense, 10,5 mil já foram adesivadas.
De acordo com o presidente do Ipem/RJ, Kenedy Martins, o novo selo dará maior tranquilidade ao usuário no momento do embarque.
Publicidade
“Nossa próxima etapa é começar esse trabalho em todos os municípios com as equipes itinerantes. Se no momento de embarcar o usuário observar que o taxista não possui esse selo, não o faça e entre imediatamente em contato com o órgão através do 0800 282 3040 ou pelo e- mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br”, disse.
 
Publicidade
O presidente da Comissão de Transportes da Alerj, Dionísio Lins, explicou que para dificultar a clonagem, o selo conta com sete ítens de segurança e sua identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem-RJ.
“Ele será afixado do lado direito do pára-brisa dianteiro do veículo, facilitando a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado, e caso haja tentativa de ser retirado do local, ele irá se desfazer, pois é todo picotado justamente para evitar essa possibilidade”, afirmou.
Publicidade
O Ipem/RJ informou ainda que para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos veículos, que serão fornecidos pelas prefeituras.