Primeira etapa do projeto PaqueTá Vacinada aconteceu em 20 de junhoDaniel Castelo Branco

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar, neste domingo, 15, mais uma etapa do projeto “PaqueTá Vacinada”, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Adultos e adolescentes residentes da Ilha de Paquetá, que tomaram a primeira dose das vacinas contra a covid-19 em junho e julho, receberão a segunda dose do imunizante. O bairro carioca será o primeiro a ter sua população totalmente imunizada com as duas doses.

A vacinação começa às 9h em quatro pontos da ilha: Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim (Praça Bom Jesus, 40), Iate Clube de Paquetá (Rua das Gaivotas), Parque Darke de Mattos (Rua Luís de Andrade) e Casa de Artes (Praça de São Roque, 31). Os adultos tomarão a segunda dose da AstraZeneca e os adolescentes, da Pfizer, única vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária. Apenas moradores da ilha poderão se vacinar na ação.

A primeira etapa do projeto “PaqueTá Vacinada” aconteceu em 20 de junho, atingindo 96% da população adulta (a partir de 18 anos), segundo a prefeitura. Os adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados em 25 de julho, com 95% de adesão. O estudo tem o objetivo de analisar os efeitos da vacinação em massa, tais como a segurança do imunizante, a proteção também de pessoas não vacinadas e a eficácia a cada dose recebida.

Antes das etapas de vacinação, adultos e adolescentes passaram por exames (de sangue ou teste rápido) para covid-19. Importante etapa da pesquisa, este inquérito sorológico revelou que, entre os mais de 2,3 mil exames coletados na Ilha de Paquetá, 21% das crianças e adolescentes já apresentavam anticorpos contra a covid-19 por terem sido expostos ao coronavírus. Além disso, antes da primeira dose da vacina ser aplicada nos voluntários do projeto, 40% dos adultos não-vacinados e 90% dos vacinados previamente à pesquisa testaram positivo para a presença desses anticorpos.