Prefeitura adia data para cobrança do comprovante de vacinação. Na foto, Márcia Regina Elias, 59 anos, recebeu a segunda dose no ponto de vacinação do Planetário da Gávea nesta segunda (30)Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Os principais problemas relatados são: lentidão no sistema, dificuldade para fazer download, dados incompletos ou divergentes, cadastro no sistema já feito por CPF digitado incorretamente, entre outros problemas. Cariocas totalmente vacinados relataram constar apenas o registro da primeira vacinação e outros com o registro apenas da segunda dose.
A veterinária Juliana Ladeira, de 38 anos, foi uma das cariocas que relataram a imprecisão nos dados. Ela tomou as duas doses no ponto de vacinação da Firjan, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, mas o seu registro só consta a primeira aplicação.
“O cadastro foi todo manual no lugar onde eu me vacinei, então depende da prefeitura carregar posteriormente essas informações no sistema. Entendo que o Conecte SUS serve para não ter que andar com a carteira de vacinação por aí, pois caso ela seja perdida é um problema maior ainda, mas se o sistema não é alimentado corretamente, perde a utilidade. Meu receio é que contestem a falta da minha segunda dose na declaração do SUS e não deixem eu entrar nos locais porque claramente o prazo para segunda dose já estaria expirado”, afirmou.
Os problemas relatados podem ser direcionados para o e-mail: suporteconectesus@rio.rj.gov.br. A orientação da SMS é que os cariocas realizem o direcionamento de suas dúvidas para este endereço em conjunto com uma foto da caderneta de vacinação física, que tem o registro dos dados em que foi feita a imunização no dia, e também uma foto do documento de identificação com foto e CPF.
Algumas instituições como museus, empresas, escolas particulares e hotéis também se anteciparam na cobrança da vacinação e estão ajudando a população com informações nas redes sociais.
A Casa Roberto Marinho é uma das instituições que anunciaram a cobrança, a partir de amanhã (1), do comprovante do imunizante. Nas redes sociais, eles compartilharam a orientação para que visitantes compareçam com máscaras e informações sobre o decreto Decreto Nº 49334.
O Museu de Arte do Rio também publicou em sua conta no Instagram dicas sobre como obter o certificado digital.
A academia Raj.Fitness publicou uma série de posts com orientações a respeito das datas em que a prefeitura vai realizar a exigência do comprovante de vacinação para a segunda dose, dividida por faixa etária.
A Escola Americana foi a primeira na cidade a tomar a decisão de exigir o passaporte de vacinação para permitir a entrada de apenas de estudantes elegíveis que estejam vacinados contra a covid-19. O decreto municipal, contudo, não se estende a instituições de ensino, mas unidades particulares possuem autonomia para decidir sobre o assunto.
1- Tomei a vacina contra a covid-19 e não há informações no Conecte SUS. Qual o prazo após tomar a vacina para ser exibida no sistema?
As informações enviadas para a base de dados do Ministério da Saúde são oriundas dos gestores municipais e estaduais. O Conecte SUS recebe as informações que são lançadas pelos Estabelecimentos de Saúde nos sistemas informatizados de vacina. Por isso, o tempo pode variar de acordo com o município.
2 - Meu comprovante está constando com dados incorretos. Como proceder?
No município do Rio há duas alternativas. A recomendação é procurar a Secretaria Municipal de Saúde por e-mail através do endereço: suporteconectesus@rio.rj.gov.br ou comparecer na unidade de saúde em que se vacinou. É necessário apresentar documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação. Em outras cidades, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar a unidade responsável pela aplicação da primeira e segunda dose para solicitar a mudança nos dados.
3 - Não consegui ter acesso ao meu certificado digital. Terei a minha presença restrita na cidade?
Em caso de não conseguir o acesso ao certificado digital, o Decreto Nº 49334 da prefeitura do Rio também aceita a caderneta de vacinação física obtida no momento da vacinação.
4 - Quais locais terão circulação restrita para pessoas que não se vacinaram a tempo?
O decreto restritivo vale apenas para o município do Rio de Janeiro. Na cidade, fica vedada a entrada de pessoas não vacinadas em: academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais, vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação, locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in, conferências, convenções e feiras comerciais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.