Damião Antonio de Lima se vacinou nesta segunda-feiraCléber Mendes

Rio - O estado do Rio recebeu 365.040 doses de vacinas da Pfizer entre a noite de sábado e o domingo. Apesar da chegada da nova remessa, a capital do Rio manterá suspensa a aplicação da primeira dose nos adolescentes. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital recebeu 141.348 doses do imunizante, sendo 35.832 para primeira dose. Para a retomada do calendário dos adolescentes, são necessárias, no mínimo, 48 mil doses. Vale destacar que a Pfizer é único imunizante autorizado pela Anvisa para a faixa etária dos mais jovens.
"A SMS-Rio aguarda nova remessa da Pfizer, em quantidade suficiente, para vacinação desse público. A expectativa é de que as vacinas cheguem a tempo para a retomada na quinta-feira, dia 9", informou a pasta, em nota.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Marica, Itaboraí e Volta Redonda já retiraram suas doses da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) nesta segunda-feira. Os demais municípios receberão as doses na quarta-feira.
Por conta do feriadão, algumas cidades da Região Metropolitana não irão aplicam vacinas contra a covid-19 ou aplicam apenas a segunda dose nesta segunda-feira. No feriado de terça-feira, os postos não irão funcionar em pelo menos oito municípios e só vão retomar o funcionamento total na quarta. Na capital, o calendário de hoje é apenas para repescagem de pessoas com 25 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.