Novo calendário mostra que meninas e meninos de 15 anos receberão primeira dose até sexta-feiraFoto: Reprodução / Prefeitura do Rio

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira, a retomada da vacinação de adolescentes contra a covid-19. A partir desta quarta, jovens de 15 anos receberão a primeira dose da vacina. A imunização dessa faixa etária será possível após a chegada de 35.832 doses da Pfizer para primeira aplicação nesta segunda. 
As meninas de 15 anos poderão se vacinar na quarta e na quinta-feira desta semana, enquanto os meninos da mesma idade serão imunizados na sexta. Além de gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência a partir de 12 anos, serão vacinadas pessoas agendadas para a segunda dose. Até o fim da semana, aqueles com 25 anos ou mais que ainda não se vacinaram também poderão receber o imunizante. 
As próximas datas do calendário de vacinação só serão divulgadas com a chegada de novos lotes enviados pelo Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira, 48.909 doses foram aplicadas em todo município. Nesta terça-feira, feriado do Dia da Independência, os postos de vacinação não irão funcionar.
Chegada de doses
Neste fim de semana, o Estado recebeu 365.040 doses de vacinas da Pfizer. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Marica, Itaboraí e Volta Redonda já retiraram suas doses da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) nesta segunda-feira. Os demais municípios receberão as doses na quarta-feira.
Por conta do feriadão, algumas cidades da Região Metropolitana não irão aplicam vacinas contra a covid-19 ou aplicam apenas a segunda dose nesta segunda-feira. No feriado de terça-feira, os postos não irão funcionar em pelo menos oito municípios e só vão retomar o funcionamento total na quarta. Na capital, o calendário de hoje é apenas para repescagem de pessoas com 25 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.