Rosa Maria Martins se vacinou nesta segunda-feiraCléber Mendes

Rio - Por conta do feriadão, algumas cidades da Região Metropolitana não irão aplicar vacinas contra a covid-19 ou aplicarão apenas a segunda dose nesta segunda (6). No feriado, terça-feira (7), os pontos não irão funcionar em pelo menos oito municípios e só vão retomar o funcionamento total dos postos na quarta (8). Na capital, o calendário de hoje será apenas para repescagem de pessoas com 25 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais, mas a vacinação de adolescentes segue suspensa.


- Belford Roxo - não haverá vacinação na segunda e terça
- São Gonçalo - não haverá vacinação na segunda e terça
- Nilópolis - postos funcionarão das 9h às 12h para segunda dose nesta segunda; na terça a vacinação será paralisada
- Nova Iguaçu - aplicação apenas da 2ª dose nesta segunda e terça
- São João de Meriti - não haverá vacinação na segunda e terça
No caso de Nova Iguaçu, a prefeitura informou que a retomada para a aplicação da primeira dose será feita assim que novos lotes de vacinas forem distribuídos pelo Ministério da Saúde.
Vacinação na capital

A Prefeitura do Rio informou que não haverá imunização contra a covid-19 na terça-feira (7), no feriado, e os pontos para vacinação estarão fechados. Com isso, a recomendação é que os cariocas que estão com a segunda dose agendada para este dia procurem o posto de saúde na quarta-feira (8). Na segunda-feira (6), centros municipais de saúde e clínicas da família vão funcionar com ações voltadas apenas para a campanha de vacinação contra a covid-19.
A comerciante Rosa Maria Martins, de 53 anos, procurou a Policlínica José Paranhos Fontenelle, em Olaria, na Zona Norte do Rio, em busca da segunda dose da AstraZeneca. Ela contou que o marido morreu por conta de complicações da doença e fez um apelo aos que ainda não foram se vacinar.
"A sensação que eu sinto é de proteção. Perdi meu marido há 4 meses e se ele estivesse vacinado, talvez não tivesse falecido. Não deixem de se vacinar. Não impede de pegar o vírus, mas impede que o vírus se fortaleça. Tenho visto muitas pessoas que complicaram, mas se recuperaram, pois estavam vacinadas. Só quem perde alguém sabe a dor que é, e faz tudo pra não perder mais ninguém", disse Rosa Maria.
A enfermeira Francisca Fabiana Oliveira, de 37 anos, tomou a primeira dose pois é uma mamãe lactante. Segundo ela, esse é um momento de esperança. "Como esse período de pandemia tem sido muito instável, eu fiquei muito aliviada por ter me vacinado. A sensação é de que há esperança de um futuro melhor".

As unidades de saúde 24 horas da rede municipal vão funcionar ininterruptamente no feriado prolongado. Nesses dias, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e Centros de Emergência Regional (CERs) vão estar de portas abertas para a comunidade.
O calendário de vacinação para os adolescentes cariocas pode ser retomado na próxima quinta-feira (9). A Secretaria Municipal de Saúde do Rio aguarda a chegada de uma nova remessa de imunizantes da Pfizer, único liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos, vindos do Ministério da Saúde.

A vacinação do grupo foi paralisada na última quarta-feira (1), quando a SMS esperava imunizar adolescentes com 16 anos ou mais, mas, por conta da falta de entrega de novas doses por parte do Ministério, a vacina não foi aplicada. Durante a divulgação do 35° Boletim Epidemiológico do Rio, na sexta-feira (3), o secretário Daniel Soranz informou que o município iria manter suspensa a vacinação dos adolescentes até o dia 8 de setembro, em função da baixa quantidade de doses de vacina enviadas.