PMs apreendem cabos furtados em estação da Supervia na Zona OesteDivulgação / Polícia Militar

Rio - Policiais militares do 40º BPM (Campo Grande) apreenderam, na segunda-feira (6), cerca de 70 metros de cabos furtados da linha férrea da SuperVia, na estação Augusto Vasconcelos, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a corporação, a ação também faz parte da força-tarefa implementada, desde a última quarta-feira (1º), para coibir crimes de roubos e furtos de equipamentos. 
Segundo a polícia, durante o policiamento, um grupo que estava em um dos acessos embaixo do viaduto, fugiu ao perceber a presença dos agentes. No local, um rolo de fio de cobre de aproximadamente 70 metros e um alicate de corte foram encontrados. A ocorrência encaminhada para a 35ªDP (Campo Grande).
A SuperVia informou que no último sábado (04) quatro ocorrências de furtos de cabos de sinalização, sendo duas no ramal Japeri (Olinda e Comendador Soares) e duas no ramal Deodoro (Sampaio e Bento Ribeiro) foram registradas. No domingo (05), houve furto de cabos de sinalização em Belford Roxo (ramal Belford Roxo) após vandalismo em equipamento. Na madrugada desta segunda-feira (06), criminosos furtaram cabos de sinalização em Engenheiro Pedreira (ramal Japeri). Juntos, esses casos somam 231 metros de cabos de sinalização levados por criminosos.

De acordo com a concessionária, os casos são comunicados às autoridades competentes e registrados na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

No primeiro semestre deste ano, houve 364 furtos de cabos de energia e de sinalização no sistema ferroviário, totalizando mais de 14 mil metros retirados indevidamente do sistema. A concessionária ressalta que, de acordo com o contrato de concessão, a segurança pública nos trens e estações é uma atribuição do Governo do Estado, que atua por meio dos seus órgãos policiais.

Os agentes da SuperVia não têm poder de polícia, mas, segundo a empresa, realizam rondas permanentes e acionam a polícia sempre que necessário. Por vezes, essa parceria resulta em detenções ou prisões de criminosos. Quem for pego cometendo esse tipo de crime pode responder de acordo com o artigo 260 do Código Penal, que trata de ações causam transtornos ou riscos à operação ferroviária e que prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos, e multa.
Na segunda-feira (6), a PM realizou uma operação em trechos da linha férrea da SuperVia. Os agentes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), com apoio do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e de agentes de órgãos municipais, atuam com o objetivo de fazer uma varredura e coibir roubo de equipamentos.
A ação acontece entre as estações Maracanã e Mangueira, na Zona Norte do Rio e policiais apuram ocorrências de práticas ilícitas, como roubos, furtos ou tráfico, além das situações envolvendo danos ao patrimônio. Até o momento, uma réplica de arma de fogo foi encontrada na linha férrea. Além disso, abrigos irregulares estão sendo desmontados pela Comlurb.
Na quarta-feira (1º), a Polícia Militar iniciou uma força-tarefa com para coibir os roubos de cabos que têm afetado diariamente a circulação dos trens. Com o reforço de 200 PMs no patrulhamento do sistema ferroviário. O policiamento conta, ainda, com o sobrevoo de helicópteros e drones. As aeronaves contam com equipamentos infravermelhos acoplados para identificar a ação de criminosos no período noturno.

Segundo a concessionária, somente no primeiro semestre deste ano foram furtados mais de 14 mil metros de cabos do sistema em 364 ocorrências de furto. Além de causar interrupções no transporte, os crimes trouxeram prejuízo de mais de R$ 1 milhão à empresa. Durante todo o ano passado, foram 355 ocorrências de furto.