Homem é flagrado furtando cabos de energia da rede ferroviária Divulgação PMERJ

Rio - Um homem foi preso em flagrante, na noite desta terça-feira (7),  furtando cabos de sinalização dos trens da SuperVia. A prisão ocorreu por volta das 23h30, na altura da estação Olinda, no ramal Japari, na Baixada Fluminense. 
De acordo com os agentes, o flagrante ocorreu em uma ronda de rotina. Após deterem o suspeito, a Polícia Militar foi acionada e efetuou a prisão. O homem estava com cerca de seis metro de cabos de cobre. 
Em nota, a SuperVia lamentou o incidente e explicou que "ocorrências como essa causem riscos à operação dos trens e transtornos aos seus milhares de clientes. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 364 ocorrências de furtos de cabos de energia e de sinalização no sistema ferroviário, totalizando mais de 14 mil metros de cabos retirados indevidamente do sistema. Desde o início do ano, já foi gasto mais de R$ 1 milhão com recuperação do sistema de sinalização devido a esses crimes. Os casos são comunicados às autoridades competentes e registrados na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)".
Ainda segundo a concessionária, os agentes da SuperVia não têm poder de polícia, mas realizam rondas constantes e acionam a polícia sempre que necessário. Por vezes, essa parceria resulta em detenções ou prisões de criminosos.