Padre Omar Raposo é reitor do Santuário Cristo Redentor REPRODUÇÃO INTERNET

Rio - Reitor do Santuário Cristo Redentor, o padre Omar Raposo, foi impedido de acessar o alto do Corcovado, na manhã deste sábado, para realizar um batizado na capela localizada sob os pés da estátua. Segundo o sacerdote, ele foi barrado por seguranças do Parque Nacional da Tijuca na guarita de acesso, na Estrada das Paineiras.
A cerimônia estava marcada para às 7h30, mas nem o Padre Omar, a criança e os familiares foram autorizados a subir. 
Por conta do ocorrido, a Arquidiocese do Rio emitiu uma nota de repúdio contra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Tijuca, e classificou a situação como constrangedora.
Segundo os religiosos, o ICMBio estaria cometendo atos hostis contra o Santuário Cristo Redentor de maneira recorrente, e que o episódio deste sábado não foi um caso isolado.
No documento, a Arquidiocese do Rio conta que no último dia 3, convidados não puderam chegar no templo para realizar uma celebração litúrgica. Na ocasião, o Parque Nacional da Tijuca teria vetado, inclusive, a distribuição de água aos populares.
Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o ICMBio é uma autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, contra a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Em nota, o ICMBio informa que, "por questões de segurança dos frequentadores e conservação ambiental de alguns Parques Nacionais, todos os veículos que acessam as áreas restritas precisam se identificar. Eventualmente, essa checagem pode levar um pouco mais de tempo, devido à quantidade de frequentadores em eventos e nos finais de semana".