Câmara Municipal do Rio faz mutirão para doação de sangue na segunda (13)Divulgação / Câmara Municipal do Rio

Rio - A Câmara Municipal do Rio se mobilizou para ajudar na campanha de doação de sangue e fará um mutirão na segunda-feira (13), das 10h às 15, no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, no Centro do Rio. Desde o inicio da pandemia, os estoques de bolsas de sangue do Hemorio tem operado com uma capacidade baixa, cerca de 20% menor do que o normal, devido à queda no número de doadores.
De acordo com o Hemorio, são necessárias pelo menos 300 novas bolsas de sangue por dia para atender a demanda dos pacientes do estado. No entanto, a média atual é de 210. Todo o sangue doado é usado principalmente em grandes emergências como acidentes de trânsito, em cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas. 

O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, celebrou a parceria com a Câmara neste cenário de queda de doações. "Neste momento de tanta dificuldade para nossa cidade, em que as doações foram diretamente impactadas por conta da pandemia, ter o apoio da Câmara no incentivo à doação de sangue é fundamental e muito bem vindo. Que essa ação possa inspirar outros órgãos a seguirem essa iniciativa".

Segundo Amorim, quem já teve covid-19 pode doar sangue 30 dias após estar curado da doença. No caso das vacinas, também é permitido. Quem tiver sido imunizado com a CoronaVac está liberado para doar sangue 48h depois da aplicação. No caso dos demais imunizantes, o prazo é de uma semana. A Câmara do Rio, também funciona como ponto de vacinação para a covid-19. Com isso, o recomendado é que a pessoa doe sangue antes, e se imunize na sequência.

O presidente da Câmara, o vereador Carlo Caiado (DEM) destacou o simbolismo do Legislativo se engajar na campanha, assim como a centralidade do Palácio Pedro Ernesto. "É uma honra colocar a Câmara a serviço da população em campanhas tão relevantes. A doação de sangue é fundamental durante todo o ano, e com a pandemia se tornou mais importante ainda. Estaremos de portas abertas para receber os doadores e ajudar a salvar vidas", afirmou.

Requisitos básicos para doação

Antes da coleta, é feita uma triagem com questionário e entrevista para descobrir se o cidadão está apto a fazer a doação. É fundamental apresentar um documento de identidade original com foto, estar em boas condições de saúde, pesar, no mínimo, 50kg, e ter entre 16 e 69 anos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. A coleta é um processo totalmente seguro e todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual.
O doador não pode estar em jejum. Além disso, é preciso evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Já as gestantes e lactantes não podem doar, assim como pessoas que fizeram tatuagens ou piercings há menos de um ano.