VacinaçãoFabio Costa/Agência O Dia

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que está aguardando a chegada de uma remessa de 464.490 doses da vacina Pfizer para distribuição aos 92 municípios do estado nesta segunda-feira. No entanto, a capital ainda espera mais doses para retomar o calendário dos adolescentes nesta quarta-feira.
De acordo com a pasta, as doses serão distribuídas a partir da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, em logística ainda a ser definida.
Para retomada da vacinação dos adolescentes escalonados por faixa etária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que segue aguardando a entrega de mais doses pelo Ministério da Saúde, o que está previsto para acontecer entre esta segunda e terça-feira, sendo possível retomar este calendário na quarta-feira.
Nesta segunda, a secretaria começou a aplicação da dose de reforço (DR) em idosos, escalonados por faixa etária, de 95 a 90 anos ou mais. A terceira dose da vacina contra a covid-19 é destinada aos idosos que receberam a segunda dose há pelo menos três meses. 
Também está sendo realizado a primeira dose (D1) em Pessoas com Deficiência (PcD), gestantes, puérperas e lactantes com 12 anos ou mais, além da repescagem para o público a partir de 23 anos, preferencialmente, no período da tarde, e da aplicação da segunda dose (D2), conforme a data estipulada no comprovante da primeira.
Na terça-feira (14), serão idosos de 95 anos ou mais; na quarta-feira (15), idosos de 93 anos; na quinta-feira (17), idosos de 92 anos; na sexta-feira (18), idosos de 91 anos; no sábado (19), idosos de 90 anos ou mais.
Idosos com dificuldade de locomoção, ou acamados, que já tomaram as doses anteriores através de visita domiciliar serão contatados pela Secretaria Municipal de Saúde para agendar a aplicação. Quem precisa, desta vez, receber a equipe de saúde em casa, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou o posto de saúde mais próximo para avisar a situação e agendar.
Idosos residentes de instituições de longa permanência públicas e privadas, como asilos, já receberam desde o dia 1º de setembro a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 no município do Rio. Os moradores do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, foram os primeiros contemplados com a 3ª dose.