Limpeza de ralos e bueiros no Anil, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do RioDivulgação
Operação da prefeitura retira 331 toneladas de lixo de dentro de bueiros na cidade
Chamada de Ralo Limpo, ação durou cerca de dois meses e desobstruiu mais de 4 mil ralos
Rio - A Prefeitura do Rio removeu 331 toneladas de resíduos durante a Operação Ralo Limpo. A ação, que começou em 5 de julho e terminou no último dia 13, resultou na limpeza e desobstrução de 4.026 bueiros de 36 vias da cidade onde alagamentos e bolsões eram recorrentes. Segundo o Centro de Operações Rio (Cor), que coordenou a operação, a estratégia visa minimizar os impactos do período mais chuvoso do ano na cidade, que acontece entre novembro e abril.
Parte do planejamento estratégico do Plano Verão 21/22, a ação contou com a participação de 587 profissionais da Comlurb e da Secretaria de Conservação. Ao todo, segundo a prefeitura, 2.157 caixas de ralos foram limpas e 12.277 metros de rede de drenagem foram desobstruídos. O plano ainda deve incluir outras 14 vias da cidade, que devem receber a intervenção até o fim de setembro.
Com o objetivo de minimizar reflexos no trânsito, as ações operações ocorrem sempre em horários alternativos, fora dos períodos de rush. No centro, vias importantes no escoamento como a Avenidas Presidente Vargas, Beira Mar e Francisco Bicalho; ruas dos Inválidos, Rezende e Frei Caneca, estas últimas recorrentes cenários de alagamento, receberam a limpeza.
Outras regiões, como a Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul também estão contempladas pelo planejamento de limpeza e já tiveram os bueiros das principais vias limpos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.