Dia de São Francisco de Assis é celebrado com Benção dos animais no Palacio Guanabara no Rio de Janeiro, nesta segunda feira (04).Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - No Dia Mundial dos Animais, a Prefeitura do Rio realizou nesta segunda-feira (4) um mutirão de vacinação para gatos da colônia do Campo de Santana, na Praça da República, no Centro do Rio. Técnicos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) estiveram no local até as 12h30, para aplicar a vacina, realizar atendimento médico e chipagem para identificação dos felinos.
Ainda em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza, a SMPDA lança nesta terça-feira (5) a cartilha “Educação Animal – Ame, Cuide e Adote” para orientar crianças da rede municipal de educação sobre cuidados com animais, além de conscientizar sobre a guarda responsável.
Banco de razão para animais no Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou decreto nesta segunda-feira (4) que cria um banco de ração para animais na cidade. A ideia é concentrar as rações recebidas através de doações para distribuí-las à ONGs, sociedades protetoras de animais e pessoas portadoras de transtorno de acumulação de animais. Os grupos que poderão receber as doações terão de ser cadastrados. A prefeitura ficará responsável por armazenar as rações, que podem ser recebidas por doações de órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, apreensões ou patrocínios.
De acordo com o texto do Diário Oficial, o repasse às pessoas portadoras de transtorno de acumulação, às famílias em condição de vulnerabilidade social, protetores que cuidam de colônias cadastradas ou responsáveis por abrigos não institucionalizados, de acordo com a avaliação técnica dos órgãos públicos competentes, terão prioridade sobre os demais casos em situações de calamidade.
A publicação também deixa claro que as doações arrecadas pelo banco não poderão ser comercializadas. A SMPDA ficará responsável por organizar e estruturar o Banco de Ração, fornecendo o apoio administrativo, técnico e operacional, determinando os critérios de recebimento, armazenamento e distribuição e da fiscalização.
Santo Padroeiro e bênçãos aos bichinhos
A data é comemorada pelos devotos de São Francisco de Assis, mas os 'bichinhos' são os presenteados. Às 13h, uma os animais domésticos receberam a benção no Palácio Guanabara.
Mais cedo, as pessoas tiveram a oportunidade de levar seus bichinhos para serem abençoados na Paróquia Santa Margarida Maria, na Lagoa.
Em Copacabana também houve missa em homenagem aos animais na Praça Nossa Senhora da Paz, celebrada pelo padre Jorjão.