Ação aconteceu na Rua Uruguaiana, no Centro do RioAgencia O Dia

Rio - Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) realizaram, nesta segunda-feira (4), uma ação para combater a comercialização de brinquedos, jogos e acessórios falsificados em lojas do Centro do Rio. Após trabalho de vigilância e monitoramento, os agentes foram até a região da Uruguaiana e apreenderam milhares de brinquedos de procedência duvidosa.
A ação é parte da Operação Semana da Criança, do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), em que diversas delegacias estão envolvidas em medidas preventivas às vésperas do Dia das Crianças.
Após constatar que os brinquedos e jogos vendidos em uma loja se tratavam de cópias sem autorização para reprodução e sem o selo de inspeção do Inmetro, o material foi apreendido e encaminhado para perícia. A responsável pelo estabelecimento foi conduzida à DRCPIM e indiciada pelos crimes contra a propriedade imaterial e contra o consumidor.
Segundo os agentes, a comercialização indiscriminada desse material ilegal pode acarretar risco para a saúde e integridade das crianças, além de movimentar milhares de reais no mercado clandestino, fomentando a sonegação de impostos.