Geral - Festa dos 90 anos do Cristo Redentor, na Catedral Metropolitana de Sao Sebastiao do Rio de Janeiro, centro do Rio. Na foto, Jeany Victoria Nunes, 2 anos; Jean Luiz Nunes e Flavia da Silva Nunes.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Desta terça-feira (12) até o próximo sábado (16), a Catedral Metropolitana do Rio realiza uma feira de ação de cidadania voltada à população de rua, ou em vulnerabilidade social. A 'Festa Sustentável' é parte dos festejos dos 90 anos do Cristo Redentor. Na catedral, localizada no Centro do Rio, serão oferecidos serviços médicos como exames, acolhimento e atendimentos de higiene bucal; profissionais, com vagas em cursos e encaminhamento para o mercado de trabalho; e cidadãos, como oficinas de empreendedorismo e atendmeinto a mulheres vítimas de violência.
A missa de aniversário do Cristo, transferida do Corcovado para a Catedral por conta das condições do tempo, foi realizada no início da manhã e presidida pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. Depois, um imenso bolo de aniversário foi oferecido aos fiéis, enquanto a Charanga Rubro-Negra e o sambista Xande de Pilares animavam a festa.
Vitor Barbosa, 32, garantiu sua fatia de bolo, não sem antes passar pelo atendimento grátis de higiene bucal. "Vi a movimentação do lado de fora e entrei. Fui na dentista e já garanti o cafezinho da manhã. Está bem legal", disse Barbosa, que vive nas ruas do Centro da cidade.
A feira de serviços funcionará de terça a sábado, das 9h às 16h. A Catedral Metropolitana do Rio fica na Avenida Chile, 245, Centro.
Devotos de Nossa Senhora 'tiram casquinha' de aniversário do Cristo
Jean Nunes da Silva desceu Santa Teresa com a família para acender uma vela na Catedral Metropolitana do Rio, como faz todos os anos, no dia 12 de outubro. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele não sabia que a Catedral recebia os festejos de comemoração aos 90 anos do Cristo Redentor, nesta terça-feira. Aproveitou, claro, para pedir a ele também e se cercar de todos os lados.
A família mora próximo do Corcovado e percebeu o tempo nublado, mas não sabia que a cerimônia que seria realizada no alto havia sido transferida para a Arquidiocese. "Foi uma coincidência, não sabíamos. Mas já que estamos aqui, vamos orar também", disse a esposa, Flávia Nunes da Silva, ao lado da filhinha Jeany Victória, de dois anos. "Todos os anos estamos aqui, acendemos nossas velas em agradecimento e também pedindo novas conquistas", comentou Jean.