Campus da UFRJBanco de Imagens

Rio - Os trabalhadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) devem retornar ao trabalho presencial nas unidades da instituição a partir da próxima quarta-feira (3). O anúncio foi feito pelo Conselho Universitário (Consuni), nesta quinta-feira. De acordo com o grupo, a regulamentação vale para os profissionais que estiverem completamente imunizados há pelo menos 15 dias.
"Estão autorizados ao retorno presencial, a partir de 3/11, os servidores que estiverem efetivamente imunizados contra a covid-19 há pelo menos 15 dias após a segunda dose (ou única), sendo obrigatória a apresentação do esquema vacinal comprovado pelo certificado nacional de vacinação", diz o artigo 1º da resolução nº 15/2021.
Apesar da volta dos funcionários, o Consuni não estipulou quando haverá o retorno presencial dos alunos. A entidade garante que a discussão, que inclui a obrigatoriedade ou não do esquema de vacinação completo, deve acontecer em breve.
Para o retorno às atividades presenciais, o conselho determina que as unidades observem os protocolos sanitários estabelecidos pela UFRJ, como o Guia de Biossegurança e os documentos de orientação e diretrizes produzidos pelos grupos de trabalho.
Em caso de sintomas de gripe e teste positivo, o servidor deverá retornar ao trabalho remoto por 14 dias. A regra também vale para aqueles que residirem com pessoas diagnosticadas com a covid-19.
Os grupos prioritários, que inclui maiores de sessenta anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, pessoas com deficiência, não vacinados por contraindicação, limitação de acesso ao local de trabalho, em decorrência de barreira sanitárias e decretos locais, entre outros, poderão optar pelo trabalho remoto.