Cônsul foi mantido refém com toda a sua família Reprodução

Rio - A Polícia Civil encontrou um boné e duas máscaras de proteção facial na mata que dá acesso ao consulado de Portugal no Rio, em Botafogo, na Zona Sul da cidade. Os agentes seguem nas buscas pelos criminosos que invadiram embaixada e fizeram o cônsul-geral, Luiz Gaspar da Silva, e toda a sua família de reféns, na madrugada do último sábado (30).

O caso é investigado pela 10ª DP (Botafogo) que já realizou uma perícia e solicitou imagens das câmeras de segurança para análise. Testemunhas disseram que os criminosos não sabiam que o local era sede do consulado.

O vice-cônsul de Portugal, João Marco de Deus, disse que a família do embaixador está bastante traumatizada após o episódio. “Estão fisicamente bem [...] obviamente bastante traumatizados, como todos estaríamos [...] Não há o que reportar, quer com a família do cônsul quer com os funcionários”, disse João Marco em entrevista à agência de notícias portuguesa Lusa.
O Ministro de Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, também esteve com o cônsul e afirmou que não houve exercício de violência ou feridos, mas vários objetos pessoais foram levados. "Eu falei com o senhor cônsul-geral há coisa de meia hora e, portanto, posso confirmar que ele está bem e que houve infelizmente esse assalto à mão armada, por um grupo de homens, e o resultado disso há a lamentar o roubo de vários bens", afirmou Augusto Santos Silva.
O caso
O cônsul de Portugal e sua família foram feitos reféns por criminosos na madrugada deste sábado (30) no casarão onde moram. Uma vizinha da família prestou depoimento na 10ª DP (Botafogo) e contou que, por volta das 2h, seis criminosos desceram pela mata na pela Rua São Clemente, invadiram o terreno com pistolas e facas, renderam funcionários e invadiram o casarão, segundo o GLOBO. Ainda de acordo com o relato, alguns dos reféns ficaram amarrados e todos eles foram mantidos sob vigilância de dois bandidos em um dos cômodos da casa por cerca de 50 minutos.
A mulher afirmou ainda na distrital que foram roubados quatro anéis, quatro relógios, dois cordões, uma pulseira, uma tornozeleira, um laptop, um telefone celular, além de documentos.
Itamaraty se manifesta
O Itamaraty divulgou uma nota em solidariedade ao cônsul-geral no sábado (30). O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, falou com o ministro Augusto Santos Silva, de Portugal e garantiu máximo empenho na investigação e localização dos criminosos. A pasta informou que auxilia as apurações, e mantém contato com a Embaixada e os consulados de Portugal para oferecer o apoio necessário.
Ainda segundo o Itamaraty, o governo brasileiro está seguindo as obrigações “elencadas na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, sobretudo a de garantir a segurança de Embaixadas e Repartições Consulares instaladas em território nacional”, afirmou o Ministério.
Confira a nota na íntegra
O governo brasileiro expressa solidariedade ao Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Luiz Gaspar da Silva, à sua família e às demais pessoas afetadas pelo assalto ao Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, ocorrido na madrugada de ontem, 30 de outubro.

O Ministro Carlos França telefonou ao seu homólogo, Ministro Augusto Santos Silva, e garantiu-lhe o máximo empenho das autoridades brasileiras na investigação. O Ministério das Relações Exteriores acompanha o tema com atenção, auxiliando as investigações, e mantém contato com a Embaixada e os consulados de Portugal para oferecer o apoio cabível.

O governo brasileiro está seguindo as obrigações elencadas na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, sobretudo a de garantir a segurança de Embaixadas e Repartições Consulares instaladas em território nacional.

As relações luso-brasileiras são fortes e baseiam-se na profunda ligação entre os povos e na boa colaboração entre os governos.