Cônsul foi mantido refém com toda a sua família Reprodução

Rio - O vice-cônsul de Portugal, João Marco de Deus, disse que o embaixador, Luiz Gaspar da Silva e sua família estão bastante traumatizados após a invasão de criminosos ao consulado, na madrugada do último sábado (30). A residência oficial fica em Botafogo, na Zona Sul do Rio. “Estão fisicamente bem [...] obviamente bastante traumatizados, como todos estaríamos [...] Não há o que reportar, quer com a família do cônsul quer com os funcionários”, disse João Marco em entrevista à agência de notícias portuguesa Lusa.
O Ministro de Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, também esteve com o cônsul e afirmou que vários objetos pessoais foram levados, mas não houve feridos. "Eu falei com o senhor cônsul-geral há coisa de meia hora e, portanto, posso confirmar que ele está bem e que houve infelizmente esse assalto à mão armada, por um grupo de homens, e o resultado disso há a lamentar o roubo de vários bens", afirmou Augusto Santos Silva.
Uma vizinha da família prestou depoimento na 10ª DP (Botafogo) seis criminosos desceram pela mata na pela Rua São Clemente, invadiram o terreno com pistolas e facas por volta de 2h da manhã. Os bandidos renderam os funcionários e invadiram o casarão, segundo o Globo.
Segundo relatos, alguns dos reféns ficaram amarrados e todos eles foram mantidos sob vigilância de dois bandidos em um dos cômodos da casa por cerca de 50 minutos. Testemunhas disseram que os criminosos não sabiam que o casarão era a sede do consulado português.
A Polícia Civil encontrou um boné e duas máscaras de proteção facial na mata que dá acesso ao consulado. Os agentes seguem nas buscas pelos criminosos que invadiram embaixada. O caso é investigado pela 10ª DP (Botafogo) que já realizou uma perícia e solicitou imagens das câmeras de segurança para análise.
Itamaraty se manifesta
O Itamaraty divulgou uma nota em solidariedade ao cônsul-geral no sábado (30). O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, falou com o ministro Augusto Santos Silva, de Portugal e garantiu máximo empenho na investigação e localização dos criminosos. A pasta informou que auxilia as apurações, e mantém contato com a Embaixada e os consulados de Portugal para oferecer o apoio necessário.
Ainda segundo o Itamaraty, o governo brasileiro está seguindo as obrigações “elencadas na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, sobretudo a de garantir a segurança de Embaixadas e Repartições Consulares instaladas em território nacional”, afirmou o Ministério.
Confira a nota na íntegra
O governo brasileiro expressa solidariedade ao Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Luiz Gaspar da Silva, à sua família e às demais pessoas afetadas pelo assalto ao Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, ocorrido na madrugada de ontem, 30 de outubro.

O Ministro Carlos França telefonou ao seu homólogo, Ministro Augusto Santos Silva, e garantiu-lhe o máximo empenho das autoridades brasileiras na investigação. O Ministério das Relações Exteriores acompanha o tema com atenção, auxiliando as investigações, e mantém contato com a Embaixada e os consulados de Portugal para oferecer o apoio cabível.

O governo brasileiro está seguindo as obrigações elencadas na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, sobretudo a de garantir a segurança de Embaixadas e Repartições Consulares instaladas em território nacional.

As relações luso-brasileiras são fortes e baseiam-se na profunda ligação entre os povos e na boa colaboração entre os governos.