Nelson Freire morre aos 77 anosDivulgação

Rio - O pianista Nelson Freire teve uma concussão cerebral após sofrer uma queda em sua casa, no bairro do Joá, na Zona Oeste do Rio, provocando sua morte, na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 77 anos. A informação foi divulgada pela assessora do músico, Glória Guerra, ao portal G1, nesta terça-feira (2), que disse que ele morreu na hora. O corpo do pianista foi velado hoje em uma cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal, no Centro do Rio.
No velório, músicos prestaram uma homenagem a Freire por meio de uma apresentação. Ele seria enterrado no cemitério Memorial do Carmo, no bairro do Caju, na Zona Portuária da cidade, mas parentes informaram ao G1 que o sepultamento acontecerá no mausoléu da família, no município de Boa Esperança, em Minas Gerais, onde o pianista nasceu. Ainda não há informações sobre o traslado do corpo do Rio de Janeiro para Minas Gerais.

A última apresentação de Nelson Freire no Theatro Municipal foi em dezembro de 2018. Em 2019, ele sofreu um acidente durante uma caminhada no calçadão da Praia da Barra da Tijuca e precisou ser submetido a cirurgias no ombro. O retorno aos palcos estava previsto para 2020, mas devido à pandemia de covid-19, seus recitais foram cancelados. Há dois meses, ele havia cancelado sua participação como jurado do Concurso Chopin de Varsóvia.