'Operação Finito' foi deflagrada contra grupo suspeito de sonegaçãoDIVULGAÇÃO

Rio - A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio (MPRJ), em parceria com a Secretaria de Fazenda do estado, deflagraram, nesta sexta-feira (5), a operação 'Finito', contra um grupo suspeito de ter sonegado mais de R$ 200 milhões. Segundo as investigações, a suposta quadrilha atua no segmento atacadista de alimentos. Na ação, foram apreendidos celulares e computadores que podem servir como prova das fraudes fiscais. As buscas foram realizadas em unidades comerciais, escritórios de contabilidade e nas residências dos donos do grupo.
As investigações apontam que o grupo realizava a fraude a partir de operações simuladas de compra e venda de mercadorias. Assim, acumulavam "expressivo volume de crédito" de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e sonegavam os valores do imposto a serem recolhidos pelo governo estadual. A Secretaria de Fazenda do estado (Sefaz) aponta que essa fraude já gerou mais de R$ 200 milhões.
"A operação fraudulenta utilizada é uma das mais complexas. Eles vão reduzindo o saldo de ICMS a pagar, seja aumentando o crédito, ou diminuindo o débito", explicou o delegado Ricardo Luiz Carraretto, titular da Delegacia Especial de Crimes Contra a Fazenda, a Delfaz.
"Eles simulavam operações e passavam a ter muito crédito, então o saldo de imposto de ICMS a pagar era baixo. Para isso, usavam empresas de fachadas para que o saldo de ICMS fosse menor".
Ainda segundo o delegado, conforme a fraude era descoberta, o grupo inseria ou retirava empresas de fachada do esquema. "Eles usam a estrutura de uma nova empresa e deixa a outra anterior 'estourar', já que estava em nome de laranjas".
A operação foi realizada em parceria entre a Polícia Civil, por meio da Delfaz, o Ministério Público (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializado no Combate à Sonegação Fiscal (GAESF) e auditores-ficais da Secretaria de Fazenda.