Acidente entre dois caminhões e cinco carros na Ponte Rio-Niterói causou imenso congestionamento nos acessosMARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA

Rio - O tempo de travessia na Ponte Rio-Niterói chegou a ficar sete vezes maior do que a média nesta sexta-feira (5), devido a um grave engavetamento entre dois caminhões e cinco carros, por volta das 6h30, no sentido Rio. Motoristas levaram cerca de 90 minutos, ou 1h30, para percorrer todo o trecho até a capital. A média em dias comuns é de 13 minutos. Os veículos envolvidos já foram retirados e o fluxo foi normalizado.
O acidente causou reflexos no sentido oposto da Ponte e também nas vias de acesso. A Avenida do Contorno, a Alameda São Boaventura e a Avenida Jansen de Mello, em Niterói, apresentaram mais de 5 km de engarrafamento.
No Rio, a Avenida Brasil teve congestionamento desde o Trevo das Missões, em Cordovil, até a entrada da Ponte. O trânsito também ficou carregado na Avenida Francisco Bicalho, no Centro. 
Motorista e auxiliar ficam presos às ferragens; caminhões são proibidos de passar no horário
Um veículo de cargas que transportava galões de água bateu na traseira de outro, de plantas, por volta das 6h30. Na batida, Bruno Rodrigues Bittencourt e Daniel Santana, profissional do caminhão de galões e seu auxiliar, ficaram presos às ferragens. Paramédicos conseguiram retirá-los e um helicóptero do Corpo de Bombeiros fez o transporte de um deles para o hospital. A Ponte ficou fechada por cerca de 20 minutos para a realização do resgate. As vítimas estão internadas no Azevedo Lima, em Niterói, e no Alberto Torres, em São Gonçalo. Ambos têm quadro estável.
O motorista passou pelo menos 30 minutos preso na cabine do caminhão, e outros 50 minutos dentro da ambulância, em processo de estabilização, antes de ser resgatado. O auxiliar também ficou preso entre os dois veículos por quase uma hora e foi resgatado de helicóptero, única alternativa possível diante do congestionamento da vida. Cinco carros de passeio também foram atingidos no engavetamento. Eles foram retirados do local cerca de duas horas após o acidente.
Caminhões não deveriam trafegar pela Ponte Rio-Niterói no horário da manhã. De acordo com a Ecoponte, veículos com dois eixos são proibidos de passar no sentido Rio das 4h às 10h, em dias úteis.
Em nota, a Polícia Rodoviária Federal informou que "caminhões que passam em horário proibido são autuados pelas imagens da câmeras de vídeo monitoramento", e que busca as imagens para "tomar as medidas cabíveis no caso". A PRF afirmou ainda que realiza quase mil autuações por ano na via, e que o monitoramento é feito 24 horas por dia.