'A máscara me protege caso uma pessoa espirre', disse Celimeire. Parte da população carioca segue usando o acessório, mesmo com a opção de retirá-lo em locais abertosMarcos Porto/Agência O Dia

Rio - As máscaras seguirão obrigatórias em ambientes fechados no Rio, mesmo que a cidade alcance nos próximos dias a marca de 75% da população geral vacinada contra a covid-19. Um decreto publicado na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial revoga o anterior, de outubro, que autorizava automaticamente a retirada das máscaras quando a capital alcançasse os 75%. Atualmente, as máscaras são opcionais em ambientes abertos, sem aglomeração, de acordo com a lei estadual do mês passado.
Durante a semana, o prefeito Eduardo Paes falou em uma live nas redes sociais que manteria a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, contrariando inclusive o Comitê Científico, que foi quem orientou a flexibilização. "Começo me desculpando com o Comitê Científico porque pela primeira vez não vou respeitar a decisão", afirmou o prefeito Eduardo Paes nesta sexta, durante a apresentação do Boletim Epidemiológico da Covid-19, possivelmente o último no formato de entrevista coletiva.
Para o prefeito, a manutenção das máscaras em ambientes fechados comunica que "o vírus está aí". O próprio Paes admitiu que ainda utiliza a máscara em locais abertos. "Tem a questão do sinal que a gente comunica para a população. Parece que a história acabou por completo. Não é assim. O vírus está por aí e é importante que as pessoas tenham consciência disso. É uma medida muito mais sob o ponto de vista pedagógico do que científico", afirmou. 
Atualmente, a cidade do Rio tem 72,9% da população total com as duas doses ou a dose única. Nesta conta entram as crianças, que não foram vacinadas. Quando o recorte é no público-alvo da campanha de vacinação - população maior de 12 anos -, o Rio tem 85,1% de cobertura vacinal. Entre os adultos - maiores de 18 anos -, o índice pula para 92,7%.
Nesta sexta, a Prefeitura anunciou o adiantamento do calendário da segunda dose da vacina para os maiores de 15 anos. A Pfizer pode ser aplicada no intervalo mínimo de 21 dias. Também foi anunciada a semana final da dose de reforço para os idosos: nas próximas terça (16) e quarta-feira (17), mulheres de 60 anos poderão se vacinar; quinta (18) e sexta-feira (19), os homens de 60 anos. Sábado (20) é a vez da repescagem para 60 anos ou mais.
Máscaras e passaporte vacinal passam a ser as únicas medidas restritivas em vigor
A revogação o decreto que autorizava a retirada das máscaras em locais fechados teve, como efeito legal, a reversão de todas as outras medidas restritivas de combate à Covid-19. A partir de agora, não será mais obrigatória a apresentação de teste negativo para entrar em eventos fechados, como boates e estádios. As máscaras e o comprovante de vacinação com as duas doses serão suficientes.
A Prefeitura também revogou outras medidas que estavam em vigor desde o ano passado, como táxis, ônibus e carros de aplicativo só poderem circular com as janelas abertas. 
"Basicamente, o que fizemos hoje foi revogar a totalidade das restrições, e permanecer a do artigo primeiro, da máscara. Por exemplo, havia a restrição de que táxis e ônibus não poderiam usar ar condicionado. Estamos chegando no verão. A partir de hoje, podem ligar o ar condicionado", explicou o prefeito.