Hospital Municipal Ronaldo Gazolla desmobilizou leitos de Covid no dia 30 de setembro. Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, é tratado pelo município como exemplo de que os índices da Covid-19 diminuíram no Rio, mas também sobre como a vacinação é fundamental para o fim da pandemia. Usado até setembro como unidade exclusiva para tratamento da doença, o Gazolla tem atualmente apenas sete pacientes com o vírus. Destes, quatro não completaram o esquema vacinal com as duas doses, dois sequer tomaram a primeira, e apenas um foi imunizado.
"Precisa desenhar?" escreveu nas redes o prefeito Eduardo Paes, sobre os dados que mostram a importância da vacinação. Leitos da unidade deixaram de ser exclusivos para a Covid-19 em setembro, quando os números, que já estavam em queda, despencaram.
O hospital de Acari chegou a receber, durante o mês de agosto 1.251 internados com a doença. Em setembro, caiu para 591; em outubro, para 167; até que reduziu para apenas 12 durante novembro.
Hospital municipal Ronaldo Gazolla, que chegou a receber mais de 1 mil pacientes por covid-19 em agosto, admitiu apenas 12 em novembro - REPRODUÇÃO DE VÍDEO
Hospital municipal Ronaldo Gazolla, que chegou a receber mais de 1 mil pacientes por covid-19 em agosto, admitiu apenas 12 em novembroREPRODUÇÃO DE VÍDEO
"A vacina contra a Covid diminui infecção, mas principalmente os riscos de doença grave e óbito. É o que estamos vendo o Rio de Janeiro", afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, durante o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (12).
A prefeitura apresentou dados que mostram uma redução de 93% nas internações da rede pública do município, nos últimos três meses. No fim de agosto eram 663 internados; na primeira quinzena de outubro, 45. Nesta quinta-feira (12), o painel de internações aponta 55 pacientes, o que significa que apenas 0,8% dos internados da rede SUS são por Covid-19.
Internações em unidades da rede SUS tiveram queda de 93% nas últimas 11 semanas - REPRODUÇÃO DE VÍDEO
Internações em unidades da rede SUS tiveram queda de 93% nas últimas 11 semanasREPRODUÇÃO DE VÍDEO