Ministério da Saúde lança campanha de Mega Vacinação neste sábadoDivulgação Ministério da Saúde
Campanha de vacinação para dose de reforço deve ir até maio de 2022
Secretário municipal de Saúde do Rio informou que, a partir deste sábado, 160 mil pessoas já podem receber a nova dose
Rio - O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, prevê que a campanha de vacinação da dose de reforço aos cariocas se estenda até maio de 2022. O Ministério da Saúde liberou, na última semana, a aplicação da dose extra a todos os adultos, e a campanha no Rio já está em andamento para aqueles que receberam a segunda dose há mais de cinco meses. O calendário da dose reforço alcança a população do Rio entre 60 e 55 anos ou mais, de segunda-feira até o dia 4 de janeiro.
fotogaleria
"Nosso grande desafio é a dose de reforço. A partir de hoje, 160 mil pessoas podem tomar a dose de reforço na cidade do Rio", afirmou Soranz.
"Se Deus quiser, e com os acordos que o governo fez com as fabricantes, a gente finaliza em maio do ano que vem a dose de reforço para todos", disse o secretário, que acompanha o lançamento da campanha de Mega Vacinação, realizada pelo Ministério da Saúde, na Cidade das Artes, na Barra. O ministro Marcelo Queiroga participa do evento.
Na vinda do ministro ao Rio, a prefeitura deve reforçar o pedido de exigir comprovante de vacinação aos estrangeiros que desembarcarem na cidade a partir do verão. A exigência de passaporte vacinal em locais como aeroportos já foi pedida, em outubro, pela Secretaria Municipal de Saúde, mas o Ministério da Saúde não deu resposta.
No Rio, Queiroga afirmou que o Brasil é um 'case de sucesso' no combate à pandemia. "Recebi a missão do presidente Jair Bolsonaro de pôr fim ao caráter pandêmico. Nós só faremos isso se trabalharmos juntos por uma pátria vacinada. O Brasil tem sido hoje um case de sucesso. Isso só é possível graças a extraordinária força do SUS", afirmou o ministro.
No Rio, o sábado também representou um marco histórico: a rede pública zerou o número de internados com covid-19 nos hospitais municipais.
Calendário da dose de reforço
Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS), o calendário da dose de reforço entra em nova etapa entre 29 de novembro e 4 de janeiro, quando passa a atingir a faixa etária de 59 a 55 anos idade. Quem tiver idade superior também pode receber o imunizante extra a qualquer momento. Não haverá vacinação nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Da próxima segunda-feira (22) até sábado, recebem a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.