Bope fez ação no Complexo do SalgueiroReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Uma idosa de 71 anos foi baleada, na manhã deste domingo (21), durante uma operação da Polícia Militar no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Moradores da comunidade afirmam que equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) trocaram tiros com traficantes da região. No sábado (20), um policial do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 7º BPM (São Gonçalo) foi morto em uma troca de tiros entre os PMs e bandidos no local. 
Carmelita Francisca de Oliveira foi socorrida por vizinhos e levada para o Hospital Estadual Alberto Torres, no bairro Colubandê. De acordo com a direção da unidade, chegou por volta das 8h e está sendo avaliada pela equipe de cirurgia. Seu estado de saúde não foi informado e ainda não há informações sobre a origem do disparo que atingiu a idosa.
Nas redes sociais, moradores criticaram a ação da PM na comunidade. "Mais uma ação desastrosa da polícia no Complexo do Salgueiro", publicou um morador. 
"Terceira Guerra Mundial começou no Salgueiro agora de noite. Mataram um PM hoje e Bope invadiu com 4 blindados", relatou outro morador. 
A PM informou que foi acionada no fim da manhã sobre a ocorrência. A situação foi constatada na unidade de saúde e não há informações sobre as circunstâncias em que o caso ocorreu. A ocorrência foi encaminhada para a 72ª DP (Mutuá).

O tiroteio aconteceu durante uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que entrou na comunidade por volta das 3h da manhã. Segundo a PM, a equipe fazia um patrulhamento no Salgueiro quando criminosos, que estavam em uma área de mata, atiraram contra os policiais.
Próximo do local, foram apreendidos uma espingarda calibre 12; 56 munições calibre 7,62; um "kit Ronny"; 10 rádios transmissores; 36 sacos contendo 576 frascos de vidro; um galão com lança perfume; 120 sacos com crack; 11 sacos com 588 pinos de cocaína; um saco com cocaína e quatro balanças de precisão. Não houve presos. O registro também foi feito na delegacia do Mutuá.
PM morto
O sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, de 40 anos, foi morto neste sábado (20) após traficantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo atacarem uma viatura da Polícia Militar. Uma equipe do Grupamento de Ações Táticas patrulhava o bairro Itaúna, quando aconteceram os tiros. Ele chegou a ser levado para o Heat, mas não resistiu. 
Na ocorrência, os policiais militares conseguiram apreender um fuzil Ak-47, calibre 7.62. 
Logo após a morte do policial a PM realizou uma operação no Salgueiro com o objetivo de identificar e prender os responsáveis pelo ataque. A comunidade é considerada como a mais perigosa do munícipio e como um dos principais refúgios para traficantes do Comando Vermelho.  
O sargento Leandro Rumbelsperger ingressou na Corporação em 2006. O policial militar deixa esposa e dois filhos. O 7º BPM está prestando apoio à família. O sepultamento está previsto para acontecer neste domingo às 14h30 no Memorial Parque Nycteroy, em São Gonçalo. 
Segundo o Instituto Fogo Cruzado, em 2021, 166 agentes de segurança baleados na Região Metropolitana do Rio: 74 morreram. Dos 166 agentes de segurança baleados, 130 eram policiais militares: 52 morreram.