Corpos encontrados em área de mangue no Complexo do Salgueiro foram retirados pelos próprios moradores e envolvidos em lençóis brancosMARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA

Rio - O porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Ivan Blaz, afirmou nesta segunda-feira (22) que entre os homens mortos encontrados por moradores na região de mangue do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, "boa parte" faz parte do grupo comandado pelo traficante Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, que domina a comunidade. Blaz não informou, porém, o que levou ao resultado da operação. A ação do último domingo após a morte de um sargento da PM, no sábado. Moradores retiraram por conta própria oito corpos na localidade conhecida como Palmeirase dizem que pode haver mais.
"Estamos falando de uma área extremamente complicada de operar, de mata fechada, onde o confronto se deu", afirmou o tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, ao 'RJ1', da TV Globo.
"Logicamente, a permanência da força policial no interior da mata seria mais complexo, que poderia prejudicar a população. Os homens foram encontrados com roupas camufladas no interior da mata. Não temos ainda a conta de quantos mortos, mas o fato é que isso é apenas uma fração do grupamento da quadrilha do marginal conhecido como 'Rabicó'. Esse marginal foi colocado em liberdade em 2019, estava em presídio federal. Essa fracção da quadrilha está representada através de boa parte desses mortos", disse Blaz.
A Polícia Militar voltou ao Salgueiro no fim da manhã desta segunda-feira, para garantir a realização da perícia.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que "a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) está neste momento na localidade Palmeirinha, na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. A perícia está sendo realizada próxima ao mangue, onde oito corpos, ainda não identificados, foram localizados por moradores. As equipes também realizam as primeiras diligências na região para a coleta de elementos informativos que possam ajudar a esclarecer a dinâmica dos fatos".