Alberto Meyrelles Foto: Arquivo pessoal

Rio - A Coordenação de Defesa Criminal de Defensoria vai entrar, nesta segunda-feira, com uma petição para a revogação da prisão preventiva do estivador Alberto Meyrelles Júnior no Juízo da 1ª Vara Criminal do Fórum Regional de Bangu. Preso desde quarta-feira, 17, o estivador foi reconhecido como autor de um assalto em uma foto 3x4 de sua carteira de habilitação, roubada no mesmo dia do crime de que é acusado
No documento, a Defensoria Pública afirma que não há motivo para a prisão de Alberto. "Os fundamentos para esse pedido são a ausência dos requisitos para prendê-lo diante de sua primariedade, trabalhador, preso próximo a sua residência, companheira grávida, e, também, o fato da prisão estar fundamentada em reconhecimento por fotos", pontuou.
Irmão do estivador, Augusto Meyrelles defende a inocência de Alberto. "Nós temos expectativas de que eles soltem meu irmão e que compensem o mais rápido possível esse erro grotesco que eles estão cometendo, porque é surreal", criticou.
Neste fim de semana, a Justiça do Rio negou pela segunda vez o pedido de habeas corpus de Alberto. Na ocasião, Augusto afirmou que o juiz que estava de plantão "se disse incapaz de julgar o caso, uma vez que um dos habeas corpus foi negado pelo desembargador".
Outro pedido já havia sido negado nesta última sexta-feira, 19, em audiência de custódia. De acordo com a subcoordenadora de Defesa Criminal da DPRJ, Isabel Schprejer, a juíza avaliou somente a validade da prisão e o seu cumprimento, por se tratar de um mandado expedido por outro juiz. Schprejer afirmou que vai recorrer da decisão e fazer "quantos mais pedidos foram necessários" para que Alberto seja solto.
No mesmo dia, familiares do estivador fizeram uma manifestação na porta da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio. Os parentes pediram a liberdade do estivador com cartazes pedindo por justiça.
A vítima que reconheceu Alberto chegou a descrever o criminoso como "de cor negra, altura aproximada de 1,70m, cerca de 25 a 30 anos, gordo, sem barba, cabelo crespo". Alberto tem 1,80m e 39 anos. Ainda segundo Augusto, ela disse que o assaltante era uma pessoa agressiva e que falava alto, o que não descreve seu irmão.