Prefeito do Rio, Eduardo PaesReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comunicou na manhã desta quinta-feira que está com influenza A, doença caracterizada por uma forte gripe e que tem acometido muitos moradores da cidade desde a semana passada
Paes suspendeu a agenda desta manhã e escreveu no Twitter: "A tal da Influenza 2 me pegou de jeito. Governando virtualmente. Em breve na atividade!"
Na quarta-feira, Daniel Soranz, secretário de Saúde do município, fez um apelo nas redes sociais da prefeitura para que as pessoas busquem se vacinar contra a influenza, que tem sintomas parecidos com a da covid-19 e pode causar internações, principalmente no grupo de risco: crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. 
No mesmo dia, a prefeitura convocou as pessoas que ainda não se imunizaram contra a gripe para comparecem aos postos de saúde e clínicas da família, locais que estão ofertando o imunizante contra a influenza. A campanha de vacinação que aconteceu entre abriel e setembro deste ano teve baixa adesão, com apenas 57% da população imunizada.
O vírus da gripe, o H3N2, estava fora de circulação há cerca de 2 anos no munícipio. Seu retorno pode ser explicado pela mudança de sazonalidade, a época que o vírus mais aparece, provocado pela pandemia de covid-19, que mudou o comportamento da população com o uso de máscaras, higienização das mãos e o isolamento social. 
Casos da gripe no município
A Rede de Vigilância, em parceria com laboratórios do Lacen RJ e Fiocruz, coletou mais de 300 materiais contaminados nos postos de saúde em todo o município, concluindo que, do total, apenas cerca de 3% dos casos eram de covid-19 e não de influenza. Além disso, 38% das ocorrências de sintomas respiratórios no município já são de gripe. A informação foi cedida pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, ao G1 e confirmada pelo O Dia. 
Novo ponto de vacinação contra a gripe
A Câmara Municipal do Rio é o mais novo ponto de vacinação contra a influenza A. A dose pode ser tomada de 8h às 17h, de segunda a sexta, no saguão principal do Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo municipal. O local também está aplicando, desde agosto, imunizantes contra a covid-19. Quem for até o posto consegue se imunizar contra a gripe em cerca de 10 minutos.
Segundo Soranz, não existe mais a necessidade de intervalo entre as doses da vacina contra a covid-19 e a da gripe. Assim, pessoas que forem tomar a primeira ou segunda doses dos imunizantes contra o coronavírus, já podem aproveitar e se imunizar contra a influenza A.
"A partir de novos estudos, o Ministério da Saúde já verificou que é seguro tomar as vacinas contra a covid e Influenza A juntas. Não é preciso ter nenhum tipo de intervalo mínimo", disse Soranz em entrevista ao RJTV, da Globo.
Toda a população maior de 6 meses de idade pode tomar a vacina contra a gripe. Os sintomas e a prevenção são similares aos da covid-19, sendo importante manter o isolamento social, uso de máscaras e higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool 70% para evitar o contágio.