Alunos prejudicados por operação policial no Complexo do Salgueiro podem pedir reaplicação do EnemDivulgação

Rio - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, na noite deste domingo, 28, que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não puderam realizar a primeira prova devido à operação da Polícia Militar no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, no último domingo, 21, "terão seus direitos garantidos" e poderão pedir a reaplicação do exame. 
Em publicação no Twitter, o órgão afirmou, ainda, que analisará todas as solicitações individualmente. "O pedido de reaplicação deverá ser feito na página do participante, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022", publicou o Inep.
No domingo passado, uma ação da PM na comunidade deixou nove mortos e uma idosa baleada. Oito dos mortos foram encontrados em um mangue. Cerca de 501 candidatos inscritos e direcionados para os seis locais mais próximos da região não compareceram ao exame em decorrência da operação.
Hoje mais cedo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, havia declarado que a reaplicação do Enem está prevista no edital se houver "razões sérias". Ele acrescentou: "O que eu quero é que todo aluno tenha acesso. Se houve algum problema de ordem logística ou de trânsito, algum tipo de enfermidade, está tudo previsto no edital, eles terão a prova aplicada, sim", disse.