Assembleia Legislativa do Estado do Rio de JaneiroFabio Costa/Agência O Dia

Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio realiza nesta terça-feira, 30, uma campanha de doação de sangue aberta ao público em parceria com o Hemorio. A ação vai acontecer das 10h às 15h na Galeria do Plenário da Alerj (Rua da Ajuda, 5, Centro).
Essa é a primeira parceria entre a Alerj e o Hemorio. O intuito é mobilizar a população e os servidores para atender à demanda dos pacientes no estado, já que os estoques estão em baixa por causa da pandemia. São necessárias pelo menos 300 bolsas de sangue por dia e a média atual é de 210. Segundo o Hemorio, apenas 25% dos doadores são considerados inaptos durante a triagem.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais do que 50 kg e apresentar documento original com foto. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal dos responsáveis, enquanto gestantes ou mulheres que ainda estão amamentando não podem doar. Tatuagens e piercings impedem a doação pelo período de um ano.
Doação e covid-19
Pessoas que tiveram Covid-19 ficam inaptas por 30 dias após se curarem, exceto quem teve a forma grave da doença. Neste caso, o prazo se estende até um ano.
Quanto às vacinas, a doação pode ser feita após sete dias por quem tomou Pfizer e AstraZeneca. Para o imunizante da CoronaVac, o intervalo é de apenas 48h, o que também vale para quem foi vacinado contra a gripe.