Mães e assistentes sociais vão atuar em conjunto com as escolas para evitar a evasão escolar Reprodução: Uanderson Fernandes

Rio - Começa nesta quarta-feira, às 18h, o cadastro de mulheres de baixa renda e assistentes sociais no projeto M.A.E - Mulheres Apoiando a Educação. O programa é da Secretaria de Estado de Educação e prevê aumentar a frequência e evitar a evasão escolar causada pela pandemia. O edital quer contratar mais de 9 mil mães e mais de 1 mil assistentes sociais, que estarão presentes em 1.230 escolas.

As mulheres contratadas vão atuar no resgate dos estudantes, o que não vai diminuir a importância do papel de professores e outros profissionais. Elas trabalharão dando suporte à equipe pedagógica e social, atuando como “embaixadoras” da escola na comunidade. A carga semanal é de 30 horas, com 6 horas por mês de avaliação e treinamento, com uma bolsa mensal de R$ 1.000 durante um ano. 

Os assistentes sociais serão uma peça essencial para o desenvolvimento do programa. Os profissionais vão auxiliar os estudantes e suas famílias especialmente nos aspectos socioeconômicos, cuidando do bem-estar dos alunos da rede estadual.
A questão chave do projeto é mostrar a importância da família no aprendizado dos jovens. Segundo o governardor Cláudio Castro, a retomada das atividades presenciais das escolas depois de quase dois anos de pandemia, precisa ser feita com cautela e atenção. "O impacto da pandemia para toda a rede de ensino do estado foi muito grande, mas afetou principalmente os estudantes. Agora, é hora de garantir todo o suporte necessário para que eles tenham todas as condições de frequentar as aulas com tranquilidade", reforçou.
Como fazer o cadastro?

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no período de 01/12/2021 a 03/12/2021. Os interessados deverão acessar o link (http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/Mae), a partir das 18h de hoje (01/12). O processo seletivo será dividido em duas partes: A primeira fase será com a realização do cadastro no site, onde acontecerá uma pré-seleção. Já na segunda fase, as candidatas deverão comparecer às unidades escolares que foram selecionadas para a entrega dos documentos requeridos.