Vacinação contra a gripe na TijucaMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - A cidade do Rio segue com a vacinação contra a gripe suspensa nesta terça-feira (7), e aguarda o envio de novas remessas do governo federal para o retorno da campanha. Havia a expectativa do envio de 160 mil doses para todo o estado do Rio, fruto de um remanejamento de excedentes dos estados de Roraima e Espírito Santos. Procurado, o Ministério da Saúde não deu data exata para o envio das remessas, mas estimou que a previsão da chegada é até o final da semana.
No Rio, a vacinação está suspensa por falta de doses desde a última sexta-feira (3). Nova Iguaçu também zerou o estoque na última semana. Na segunda-feira (6), foi a vez de Nilópolis suspender a campanha. 
A falta de doses vem no momento em que a capital fluminense vive um surto de Influenza. As UPAs estaduais registraram um aumento de 400% nos atendimentos de síndrome gripal entre os dias 23 a 28 de novembro, em comparação aos dias 16 e 22 de novembro. Para evitar a lotação nas unidades de saúde, três UPAs - Marechal Hermes, Tijuca e Botafogo - instalaram tendas para fazer a triagem de pacientes com gripe.
O prefeito Eduardo Paes e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estiveram juntos, na segunda-feira, durante evento de lançamento de uma base científica da Universidade de Oxford na cidade do Rio. Durante a cerimônia, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, Paes e Queiroga não citaram o surto de gripe no município em suas falas oficiais.
Em nota, o MS afirmou que "que está remanejando doses da vacina influenza de outros entes federativos para atendimento da demanda do Rio de Janeiro", e confirmou que serão enviadas 160 mil doses ao estado. Desde o início da campanha de vacinação, o governo federal afirmou ter enviado 6,4 milhões de doses ao Rio.