BAC atua para estabilizar a região, já que criminosos tentam invadir outras comunidadesReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realizou, pelo segundo dia consecutivo, uma operação na comunidade da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (8). Assim como na ação desta terça-feira (7), o 9º BPM (Rocha Miranda), com o apoio do Batalhão de Ação com Cães (BAC), atuou para verificar denúncias, retirar barricadas e para estabilizar a região, já que criminosos do local tentam invadir outras comunidades.
Os cães do BAC localizaram em zona de mata cerca de 1 kg de tablete e 530 trouxinhas de maconha, oito sacolés de cocaína, 155 frascos de loló e 5 kg de maconha picada. O material foi encaminhado à 29ª DP (Madureira).
Militares atuam pelo segundo dia consecutivo na comunidade - Divulgação/PMERJ
Militares atuam pelo segundo dia consecutivo na comunidadeDivulgação/PMERJ
Na operação de ontem, os militares encontraram um imóvel no alto do Morro da Serrinha, que pertence ao chefe do tráfico da comunidade, Wallace Brito Trindade, conhecido como Lacoste. O espaço era usado pelos criminosos para a realização de reuniões e festas. A casa é ampla, com três andares e conta ainda com duas áreas de lazer, com piscinas e churrasqueiras.

No térreo da residência, próximo a garagem, os policiais encontraram um canil, com diversos cães presos, sendo a maioria deles da raça pitbull. Ontem, houve intensa troca de tiros entre os PMs e criminosos em diferentes momentos. A operação terminou com a apreensão de drogas, um carro, uma réplica de fuzil e cinco motocicletas. Ainda não há informações sobre confronto, prisão ou apreensão nesta quarta.
Lacoste liderou invasão ao Morro do Cajureiro que terminou com criança morta
Wallace Brito Trindade, conhecido como "Lacoste" e também identificado como "Flamengo", "WC" ou "Salomão", de 34 anos, é ligado a facção Terceiro Comando Puro (TCP), chefia o tráfico de drogas nas comunidas da Serrinha, Fazenda, Patolinha, São José e Dendezinho, que pertencem ao Complexo da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio.
De acordo com o Portal dos Procurados, a região ostenta a maior quantidade de armas e bocas de fumo da grande Madureira. Segundo informações seriam centenas de fuzis e pontos de drogas, que rendem, mensalmente, mais de R$ 700 mil para facção que domina todas as cinco favelas do complexo, e os traficantes são arregimentados na própria comunidade.

O criminoso vem tentando tomar os pontos de drogas do Morro do Cajueiro, que também fica em Madureira, e é dominada pela facção rival, o Comando Vermelho. No domingo de Páscoa de 2016, Lacoste ordenou que os traficantes invadissem o Morro do Cajueiro e, no momento da invasão, Ryan Gabriel Pereira dos Santos, de apenas 4 anos, que brincava com o avô na calçada, foi atingido por um disparo.
O menino deu em estado grave de saúde no Hospital Estadual Getúlio Vargas, no bairro da Penha. A bala teria entrado pelas costas da crianças e saída por seu peito. Após passar por uma cirurgia, a vítima não resistiu. Contra Wellington constam dois mandos de prisão e um pelo crime de homicídio, além de outro por associação para tráfico, expedidos, respectivamente, pelas 1ª e 2ª Vara Criminal da Capital.
O chefe do tráfico ainda é considerado foragido desde setembro de 2007, quando deixou o Instituto Penal Plácido Sá de Carvalho, do Complexo do Gerinicó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Ele cumpria pena de sete anos, após ser condenado por tráfico de drogas. O Portal dos Porcurados oferece recompensa de R$1 mil por informações que a prisão do crimiso.
O Disque Denúncia recebe informações pelo Zap do Portal dos Procurados, pelo número (21) 98849-6099; pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.