Equipes da Guarda Municipal retiraram uma árvore que caiu na Avenida das Américas, na altura da estação Pontões, na Barra da Tijuca. As árvores estavam obstruindo a pista do BRT.Divulgação / Guarda Municipal

Rio - A intensidade das chuvas que atingiram a cidade, neste domingo, colocaram a capital em estágio de atenção desde as 16h25. Segundo o boletim do sistema Alerta Rio, a noite ainda será de nebulosidade variada e chuva fraca a ocasionalmente moderada. Durante a madrugada haverá uma estiagem, mas a chuva volta pela manhã e permanece durante a semana de maneira isolada ao longo dos dias. 
Neste domingo, a chuva provocou diversas ocorrências envolvendo quedas e árvore e bolsões d'água. Em Campo Grande, uma árvore fechou a Estrada da Posse, via de acesso à Avenida Brasil. 
Devido à forte chuva, o trecho entre Pingo D'água e Santa Cruz alagou e, por conta disso, as linhas 10 - Santa Cruz x Alvorada (Expresso) e 12 - Pingo D'água x Alvorada (Expresso) precisaram ser suspensas até a desobstrução da via. A operação já foi retomada. Na Linha Vermelha, motoristas encontravam diversos pontos de alagamento.
A Defesa Civil do Rio acionou as sirenes em 13 comunidades por causa das chuvas fortes e já enviou equipes aos locais para atendimento das ocorrências registradas. Ao todo, 26 sirenes foram tocadas nas comunidades Vila Cruzeiro, São João, Salgueiro, Rua Mira, Pq Vila Isabel, Pq Alvorada, Palmeiras, Ouro Preto, Nova Brasília, Macacos, Jardim do Carmo, Chapéu Mangueira e Babilônia. Dependendo da extensão, a comunidade pode possuir mais de uma sirene.
No Morro do Adeus, um barranco desceu e inundou uma casa onde funciona um projeto social. Pessoas trabalham para limpar o local.
Ao longo do dia, o céu ficou variou de parcialmente nublado a nublado, registros de chuva moderada a forte,
principalmente durante a tarde. Os ventos estiveram moderados/fortes (18,5 km/h a 76 km/h) no período da tarde e as temperaturas estiveram em elevação. A temperatura mínima registrada foi de 21°C às 0h30min na
estação Alto da Boa Vista e máxima registrada de 35,8°C às 12h30min na estação Barra/Riocentro. 
Na segunda (13) e na terça (14) há previsão de pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e a noite, com vento fraco a moderado. As temperaturas ficam estáveis, com máxima de 33ºC e mínima de 21°C. Na quarta-feira, as chuvas continuam ao longo do dia, mas os termômetros apresentam elevação das temperaturas e a máxima prevista é de 34ºC, a mínima segue em 21ºC.
Na quinta-feira, chove fraco a qualquer momento do dia e as temperaturas ficam em declínio. Os termômetros variam entre 28ºC e 20ºC.
Fique atento às recomendações da Prefeitura do Rio em caso de alagamentos
Redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos;
Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;
Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos
sob a água, além de risco de doenças;
Não fique próximo à beira de córregos e rios;
Nunca force a passagem de carros em vias alagadas.