Polícia Civil realizou ação de combate ao furto e receptação de equipamentos utilizados por concessionárias de serviços públicosDivulgação

Rio - Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) apreendeu, nesta segunda-feira, mais de 200 quilos de cobre provenientes da subtração de cabos de concessionárias de serviços públicos, no Rio e na Baixada Fluminense. Na ação, dois comerciantes acabaram presos em flagrante por receptação qualificada.
Com o apoio de outras delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) realizou mais uma ação de fiscalização em estabelecimentos da Capital e da Baixada, para combater o furto e a receptação de cobre e outros metais. Além de apurar a procedência dos materiais comercializados, os agentes também visavam verificar regularidades administrativas e ambientais.
Durante a ação, foram apreendidos mais de 200 quilos de cobre frutos de furto de concessionárias. Um dos cabeamentos recuperados era utilizado em antenas de telefonia móvel, sendo certo que a sua retirada provoca imediata perda de sinal. 
Dois comerciantes foram presos em flagrante e 11 foram autuados pela falta de licenciamento ambiental e responderão por infrações administrativas.
De acordo com a DRF, as ações policiais com a finalidade de coibir o furto e a receptação desses equipamentos irão continuar por todo o Estado. Os agentes alertam que a subtração destes equipamentos, além de afetar a continuidade da prestação de serviços essenciais, ainda geram sérios riscos à população em geral.
A Polícia Civil ressalta que aquele que adquire materiais provenientes de furto do patrimônio de concessionárias de serviços públicos estão sujeitos à pena de dois a oito anos de reclusão, além da possibilidade de responsabilização criminal por outros crimes.