Polêmica envolvendo decisão do Comitê Científico pode sofrer alterações até março de 2022Magaiver Fernandes/Divulgação LIGA-RJ

Rio - Após o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) afirmar que o carnaval carioca seguirá sem restrições, o prefeito Eduardo Paes esclareceu, pelas redes sociais, que a decisão do comitê foi feita a partir da análise atual da cidade, mas que pode ser alterada já que a festa só acontecerá em março. "A manifestação do Comitê diz respeito ao momento atual. Faltam 2 meses e meio para o Carnaval", concluiu. No Twitter, Paes resolveu fazer um esclarecimento, afirmando que a festa será feita de acordo com o cenário do Rio na data da sua realização, e que cada comemoração - seja na rua, ou na Sapucaí - será avaliada separadamente. "E, como já disse, vamos ter q diferenciar as diferentes formas de celebração. A Sapucaí permite controles. Na rua é mais difícil", explicou o prefeito. 
Na segunda-feira, dia 20, foi realizada a última reunião de 2021 da CEEC, que avaliou o cenário atual da pandemia no município do Rio. De acordo com o comitê, as medidas sanitárias adotadas pela prefeitura devem ser respeitadas pelos estabelecimentos e pela população, como o uso de máscaras em ambientes fechado e a limitação do número de pessoas nesses espaços. Além disso, como 80% do público alvo já está totalmente vacinado, o comitê assumiu não haver necessidade de restringir o carnaval, que acontecerá em março de 2022.