Operação é intensificada em períodos de festas e feriadosDivulgação/Governo do Estado

Rio - A Operação Lei Seca irá atuar até o próximo domingo (02) com efetivo intensificado durante as ações de fiscalização de Ano Novo. Serão 25 blitzes e 250 agentes espalhados pela capital e região metropolitana do Rio. Este ano, pela primeira vez, os policiais militares que são os responsáveis pelas abordagens aos motoristas, utilizarão câmeras operacionais portáteis instaladas nas fardas.


A Lei Seca contará com 40 câmeras que foram adquiridas pelo Governo do Estado. “É muito importante a implantação destas câmeras que darão ainda mais transparência à Operação Lei Seca, além de proteger a população e os agentes públicos de qualquer fato que possa ocorrer nas blitzes”, disse o tenente-coronel Fábio Pinho, Superintendente da Operação Lei Seca.
Os agentes de educação da Lei Seca atuarão na prevenção com os 28 agentes cadeirantes. Eles estarão em pontos da cidade com maior fluxo de pessoas para alertar a população sobre os perigos de misturar bebida alcoólica e direção.

Balanço da Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca é um programa educativo e de fiscalização que foi lançado em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo. Desde o início das ações até a madrugada de 29/12/2021, mais de três milhões de motoristas foram abordados e foi detectada alcoolemia em 231 mil pessoas.

Na última quarta-feira (22) foi iniciada a Operação Verão da lei Seca, com blitzes diurnas de fiscalização e conscientização nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras. As ações estão acontecendo em toda a Região Metropolitana e Interior do estado e vão durar até o fim da estação, em março. As blitzes noturnas continuam acontecendo normalmente.