Barraqueiros recebem 40 guarda-sóis para o verão de 2022. Última renovação do equipamento aconteceu em 2015DIVULGAÇÃO/SEOP

Rio - Barraqueiros que trabalham nas praias do Arpoador, Ipanema e Leblon começaram a receber nesta quinta-feira (13) 3 mil novos guarda-sóis para o verão. Cada profissional vai receber 40 unidades - são 75 barraqueiros nesse trecho da Zona Sul. Em toda a orla do Rio, são 1,1 mil barraqueiros. A distribuição é feita pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pela Riotur.
A entrega acontece na Escola Municipal Castelnuovo, em Copacabana. Para receber os guarda-sóis, o barraqueiro cadastrado precisa apresentar documento de identificação original com foto e a taxa de uso de área pública (TUAP) vigente. Os guarda-sóis têm sete modelos diferentes de estampa, e os trabalhadores vão receber exemplares de todas elas.
"A entrega dos novos materiais representa mais dignidade para os trabalhadores e também facilita a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública. Todo trabalho está sendo feito para que a gente tenha um verão com praias, um dos cartões postais da cidade, mais seguras, ordenadas e ainda mais bonitas", afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Na próxima segunda-feira (17), outros 70 profissionais receberam as unidades. Até o fim de março, o plano é que todos os trabalhadores das praias de Copacabana, Flamengo, Leme, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Urca, Barra de Guaratiba e Grumari recebam os equipamentos. O Rio tem 1.100 profissionais autorizados a utilizarem cadeiras de praia e guarda-sóis. Ao todo, a Prefeitura vai distribuir 40 mil novas unidades.
A troca dos materiais faz parte da modernização dos equipamentos. A última renovação aconteceu em 2015. "Foram nove meses de trabalho para que os novos guarda-sóis em nossas areias tivessem a identidade do carioca. Nossas praias são conhecidas no mundo todo. Por isso a importância de ter um cuidado especial", disse a presidente da Riotur, Daniela Maia.